Plenário

Capital terá farmácia distrital com atendimento até 22h

Sessão Ordinária híbrida. Na foto, vereador Claudio Janta.
Vereador Cláudio Janta (SD) é o autor do projeto (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Foi aprovado na tarde desta segunda-feira (05/7), na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Cláudio Janta (SD) que determina a abertura de, no mínimo, uma fármácia distrital até as 22 horas na Capital. A farmácia deverá funcionar inclusive aos sábados, domingos e feriados, e o município poderá firmar parcerias com farmácias da rede privada com o intuito da prestação do serviço.

Conforme o autor, a proposta tem por objetivo a qualificação do atendimento em saúde pública prestado no município de Porto Alegre, descentralizando os serviços e atendendo a toda a cidade, de acordo com as Gerências Distritais de Saúde. "Farmácia com horário estendido é um anseio da nossa população, pois entendemos que, com esse novo espaço, estamos dando um importante avanço na melhoria do sistema de saúde do município", explica Janta.

Segundo o autor do projeto, haverá benefícios para a população e para o gerenciamento das ações, uma vez que esse é um espaço com muita agilidade na entrega, além do aumento de medicamentos disponíveis para o atendimento básico. "Atualmente, os postos de saúde já seguem o tipo de atendimento com horário estendido; porém, o paciente segue tendo acesso ao medicamento apenas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira."

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:distritalfarmácia