Capital terá programa, dia e semana pró-doação de medula
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (20/5), projeto de lei do vereador Aldacir Oliboni (PT) que institui o Programa Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea e de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário (Pró-Medula), o Dia Municipal de Doação de Medula Óssea, a ser comemorado, anualmente, em 14 de dezembro, e a Semana Municipal de Doação de Medula Óssea, a ser realizada de 14 a 21 de dezembro. O texto recebeu duas emendas, que também foram aprovadas por unanimidade.
O objetivo das propostas, segundo Oliboni, é informar, sensibilizar, conscientizar e difundir a necessidade de doação de medula óssea, estimular a doação voluntária e desenvolver atividades de orientação. O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e de outras doenças do sangue", diz. "A doação é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.
O projeto prevê ainda que, para atender os objetivos do Pró-Medula e para viabilizar a infraestrutura necessária a sua manutenção, poderão ser feitas parcerias entre o poder público e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, organizações não-governamentais e empresas privadas.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)