Tribuna Popular

Casa Fonte Colombo divulga suas atividades de apoio aos soropositivos

Casa Fonte Colombo
Frei José Bernardi destacou a importância da ressocialização das pessoas com HIV (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O período destinado à Tribuna Popular desta segunda-feira (07/11) da Câmara Municipal Porto Alegre foi ocupado pela Casa Fonte Colombo - Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva - HIV. Em nome da entidade, o frei José Bernardi destacou as ações realizadas na casa, que completou 23 anos.

Segundo o frei, há um esforço do serviço público para impedir a disseminação do vírus HIV, enquanto a instituição trabalha para prevenção e o acompanhamento das pessoas que já vivem com a doença. Cerca de 200 famílias são acolhidas pela casa, onde são realizados acompanhamentos através de enfermeiras, médicos, assistentes sociais e psicólogos. Também oferecem terapias complementares como reiki e massoterapia.

Bernardi ainda destacou que hoje um dos maiores desafios é o de preparar as pessoas para que elas possam voltar ao mercado de trabalho, para buscar seu próprio sustento e renda. A casa trabalha com a ressocialização dos soropositivos e auxilia para refazer os laços familiares ou com pessoas próximas.

“A descoberta do HIV faz com que essas pessoas sejam abandonadas por quem desconhece a realidade do preconceito e da discriminação que estão ligados ao HIV e à AIDS. Nesse sentido, a Casa Fonte Colombo colabora para que eles possam refazer os laços com as suas famílias ou com outros ambientes da sociedade, para que possam dar andamento ao tratamento e nas suas vidas”, observou Bernardi.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)