Frente Parlamentar

Casa Marta e Maria – Uma Comunidade Terapêutica exclusiva para mulheres

Casa Marta e Maria – Uma Comunidade Terapêutica exclusiva para mulheres
Casa Marta e Maria – Uma Comunidade Terapêutica exclusiva para mulheres

No dia 15 de junho a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino visitou a Instituição Marta e Maria, a única em Porto Alegre que acolhe exclusivamente mulheres de 18 a 59 anos para tratamento por uso de substâncias psicoativas. 

A Diretora da Casa, a Irmã Elaine Cristina de Oliveira, também psicóloga de formação, explicou que o tratamento é divido em duas etapas, a primeira residencial e outra fora da instituição, fase que em que são feitas visitas periódicas, para prevenção de recaídas: “Vamos acompanhando o processo e quando a paciente está com a autonomia fortalecida, com uma rotina mais organizada, trabalhando ou não, ela pode solicitar a “alta”, explicou Elaine. 

A Casa Marta e Maria é administrada pela Congregação Copiosa Redenção, instituição ligada a Igreja Católica, que mantém outras cinco Comunidades Terapêuticas, sendo uma no interior do Rio Grande do Sul, uma na Rondônia e outras três no Paraná. Mesmo com este sólido trabalho, a Irmã Elaine deixa bem claro que “não misturamos religiosidade e espiritualidade. Cada paciente pode fazer a sua opção livremente. Todo o tratamento é executado com firme base técnica e inclusive, implantamos agora um sistema que nos permitirá demonstrar em números a efetividade do serviço prestado. Vamos escrever um artigo sobre isso”. 

Tanise Sabino percorreu as instalações da Casa e pode conferir a qualidade do serviço prestado e a preocupação com cada detalhe: “Parabéns a instituição Marta e Maria por desenvolver este espaço seguro e acolhedor, dedicado ao cuidado e ao fortalecimento das mulheres que enfrentam grandes desafios emocionais e psicológicos”. 

Através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Casa Marta e Maria recebe pacientes via sistema público de saúde e também conta com o apoio da UBS para o atendimento médico das internas. Além disso, são disponibilizadas algumas vagas particulares, de forma a garantir a saúde financeira da instituição.