Institucional

Cassio Trogildo prestigia Frente Parlamentar de Acessibilidade

Presidente participa de reunião de Frente Parlamentar da acessibilidade.
Reunião discutiu a acessibilidade arquitetônica da Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), prestigiou na manhã desta sexta-feira (9/6) a segunda reunião da Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que tinha como pauta a acessibilidade arquitetônica no Legislativo municipal. O proponente da Frente, vereador Alvoni Medina (PRB), destacou que o objetivo desta pauta é o de buscar a adequação, na Câmara, dos espaços que ainda não contemplam as necessidades de cadeirantes, deficientes visuais e demais acessibilidades. “Decidimos começar essa discussão de adequação com a Casa, para que possamos cobrar de instituições externas questões fundamentais para que se alcance a igualdade de direitos", explica.

O presidente da Câmara enfatizou que o Legislativo tem como atribuição legislar, fiscalizar e debater ações positivas. Segundo ele, a Câmara precisa ser a primeira na adequação da acessibilidade, pois dois fatores implicam na questão deste tema: o aspecto cultural e o de segurança. “Estamos dando continuidade ao plano estrutural da Câmara. Temos uma licitação em andamento para a finalização das obras que irão auxiliar ainda mais na adequação dos espaços para o maior número de pessoas com deficiência. Isso irá ampliar a conscientização do público que frequenta a Câmara e incentivar também na militância pela causa da acessibilidade”, finaliza.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Roque Bakof, o deputado estadual Sérgio Peres, o ex-deputado estadual Marquinho Lang, a ex-vereadora Elizabeth Vidal e o vereador José Freitas (PRB).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)