COMISSÕES

Cece debate demandas de inclusão e recursos humanos em escolas

  • Reunião de Comissão - Pauta: "Problemas nas escolas: falta de RH, materiais pedagógicos e inclusão"
    Comissão discutiu problemas na Educação municipal (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Reunião de Comissão - Pauta: "Problemas nas escolas: falta de RH, materiais pedagógicos e inclusão". No microfone Josiara Souza, da Secretaria Municipal de Educação.
    Josiara Souza, da SMED (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu em reunião na tarde desta terça-feira (25/4) problemas enfrentados por escolas municipais relativos à inclusão e à falta de recursos humanos. A pauta foi levada à comissão pelo vereador Jonas Reis (PT). O encontro foi conduzido pelo presidente da Cece, vereador Mauro Pinheiro (PL).

Representando a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a professora Josiara Souza explicou que a falta de docentes interfere na qualidade de atendimento às crianças que precisam de inclusão em salas de aula. “Nós temos que pensar no desenvolvimento da criança. Se o desenvolvimento dela não está bom, não quer dizer que é uma criança que vai ter alguma deficiência, mas ela já tem um direito de ter um olhar diferenciado e fazer os devidos encaminhamentos”, disse.

 

Josiara ainda relatou que, por não ter apoio e estímulos do governo federal nos últimos anos, a SMED, juntamente com os professores de salas de recurso, decidiu fazer uma avaliação própria dos alunos de inclusão para integrar um melhor atendimento. “Junto com o grupo da própria sala de recursos, nós estamos elaborando objetivos, vendo habilidades que o nosso aluno possa estar atingindo”, afirma.

 

O vereador Jonas Reis sugeriu, como encaminhamento, que a comissão faça um pedido de providências ao Executivo, no sentido de ampliar os recursos humanos nas escolas para dar conta de suprir as demandas e necessidades de cada uma delas. “Hoje temos cada vez mais necessidade de uma escola para todos, para que todos possam conviver melhor. Porém, há um grande limitador à potencialização dos sujeitos, pois as escolas não acolhem como deveriam”, disse o vereador. 

 

Mauro Pinheiro apontou que é preciso fazer seminários para que se possa trocar ideias e desenvolver melhorias nos planejamentos de 2023 e do próximo ano.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)