Educação

Cece debate realização da Conape municipal

Conferência Nacional Popular de Educação deve ser realizada em 2022 na Capital

  • Reunião para abordar sobre o lançamento da CONAPE 2022 em Porto Alegre. Na foto, coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre, Sônia Ogiba.
    Sônia Ogiba coordena o Fórum Municipal de Educação (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Reunião para abordar sobre o lançamento da CONAPE 2022 em Porto Alegre. Na foto, professor Antonio Saldanha.
    Antônio Saldanha integra o Fórum Municipal de Educação (Foto: Martha Izabel/CMPA)

Durante reunião virtual nesta terça-feira (8/6), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022) na Capital. Conforme os representantes do Fórum Municipal de Educação, o evento nacional será em 2022, com a comemoração do centenário de Paulo Freire, e as etapas municipais e estaduais ocorrerão ainda em 2021.

Ao realizar a apresentação da nova gestão do Fórum, a coordenadora Sônia Mara Ogiba destacou que há uma previsão para a realização da Conape municipal no mês de julho. “É muito importante podermos contar com a parceria e o diálogo junto à Câmara e, em especial, à Cece. Entre as pautas em debate nas conferências, estarão os seis eixos do documento base, que envolvem temas como, por exemplo, pandemia, direitos humanos, justiça social, inclusão, valorização dos profissionais e sistema nacional de educação. Esse debate vai levar à discussão do Plano Nacional de Educação para a próxima década, pois na conferência nacional serão traçadas linhas para a construção desse novo PNE”, afirmou.

O encontro contou, ainda, com a participação dos integrantes do Fórum Municipal de Educação Antônio Saldanha e Rosane Zan. “A educação vem passando por momento difícil com a pandemia. Queremos fazer um trabalho conjunto, escutando a todos e vendo a educação como espaço democrático e de formação tão importante para as crianças”, afirmou Antônio. Já Rosane ressaltou que “as conferências são espaços importantes para o debate da educação que queremos para o município, o Estado e o Brasil.”

A vice-presidente da Cece, vereadora Mariana Pimentel (Novo), que conduziu o encontro, afirmou que a Comissão está à disposição do Fórum. “Podem contar com a nossa vontade de estar junto com vocês, contribuindo com esse ambiente democrático de construção da educação no município.” Daiana Santos (PCdoB) afirmou que “educação para todos se constrói por meio da democracia e da participação social, e é necessário que isso esteja diante de nós como prioridade e comprometimento”. Giovane Byl (PTB) também reforçou que “seremos parceiros dessa Conferência, pois temos muitos desafios no que se refere ao futuro da nossa educação”.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)