Comissões

Cece debate situação da Covid-19 nas escolas da Capital

Reunião sobre falta de funcionários e professores nas escolas municipais.
Jonas Reis sugeriu a pauta de hoje na Cece (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A situação da Covid-19 nas escolas públicas municipais da Capital foi o tema debatido em reunião hoje (14/6) da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A pauta foi sugerida pelo vereador Jonas Reis (PT), em reunião presidida pelo parlamentar que ocorreu de forma híbrida. Ao fim do encontro, ficou acertada uma reunião conjunta com os representantes das secretarias de Educação e Saúde de Porto Alegre para uma maior interação entre as secretarias e as escolas, buscando a resolução dos problemas levantados pelas entidades. 

Jonas Reis (PT) falou sobre a continuação dos casos de Covid-19 nas escolas públicas e demonstrou insatisfação com o protocolo, que não torna o uso de máscara obrigatório em local fechado. “400% foi a lotação no último final de semana, da unidade de saúde de pronto atendimento na Lomba do Pinheiro, estamos falando de uma região que é basicamente assistida por escolas públicas”. 

O diretor do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) Luis Fernando Silva cobrou medidas para frear as contaminações nas escolas de Porto Alegre. Ele defendeu a colocação do Centro de Operações de Emergências (COE) municipal, reuniões periódicas dos COEs e a reativação dos COEs locais. E mais: que seja apresentado periodicamente ao COE municipal, pela Secretaria de Saúde, o quadro de evolução dos casos de Covid na cidade.

Silva reivindicou também que sejam organizados grupos de vigilância sanitária para testagem ampliada nas escolas com surto da doença. “As escolas enviam os pais para a testagem e muitas vezes não conseguem no posto de saúde por falta de teste ou demanda"

A Secretaria municipal de Educação, representada por Vanessa Schroeder, coordenadora geral da gestão pedagógica da Smed, afirmou que a secretaria busca a solução para os casos de surto nas escolas, que existe o monitoramento dos casos nas escolas e que a secretaria está à disposição para esclarecimentos e resoluções referentes à doença.

Texto

Josué Garcia/ Vinicius Goulart
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)