Comissão

CECE debate verbas para o Carnaval e participação no Fórum de Educação

Realização dos desfiles das escolas de samba de carnaval de Porto Alegre, bem como a discussão da situação orçamentária na LOA para o carnaval de 2023.
CONVIDADOS: Secretaria Municipal da Cultura – SMC; Conselho Municipal de Cultura – CMC; escolas de samba.
Apoio financeiro para o Carnaval de 2023 foi uma das pautas da reunião de hoje (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (08/11), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE) realizou reunião e tratou de dois assuntos: parceria da CECE com o Fórum Municipal de Educação e orçamento para o Carnaval 2023. Os temas foram propostos pelos vereadores Roberto Robaina (PSOL) e Jonas Reis (PT).

Carnaval

Jonas Reis comentou que existem poucos recursos no orçamento do Executivo para a festa. Segundo ele, há um impasse na forma de distribuição e participação do investimento de R$ 1,2 milhão que a prefeitura pretende fazer. “Existe um conflito da ordem econômica. O governo quer colocar pouco dinheiro. Não dá pra fazer carnaval do tamanho que Porto Alegre já teve e com qualidade”, disse o vereador.

A UECGAPA, representada pela presidente Kelly Ramos, afirmou que o problema maior não é somente o recurso para as escolas, mas sim o valor das estruturas. Conforme ela, em reunião com a entidade, o prefeito Sebastião Melo (MDB) garantiu o valor para os equipamentos do sambódromo. Atualmente existem 25 escolas de samba e somente 15 barracões para a realização do evento.

Kelly ainda destacou que deveria existir a paridade de recursos entre as escolas. Muitas delas não recebem o mesmo valor. Hoje somente quem disponibiliza recursos para o carnaval é a Capital, mas o valor é repassado também para escolas da Região Metropolitana. “Tem que haver um consenso nisso. Uma conversa entre prefeitos, o prefeito Sebastião Melo com os prefeitos de Gravataí, São Leopoldo e Novo Hamburgo, para que eles repassem valores para as escolas das suas cidades”, sugeriu Kelly.

O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, informou que conversou com o prefeito Melo e ficou agendada uma reunião com os secretários de Cultura e prefeitos de Viamão, Gravataí, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Referente à estrutura do carnaval, disse que cabe às ligas e aos parceiros a instalação das estruturas no porto seco.

Será encaminhado um ofício da comissão assinado por todos os vereadores solicitando uma reunião com o prefeito. A intenção é tratar como melhorar o aporte de recursos para o Carnaval de 2023.

Fórum

Representando Fórum, a coordenadora Sônia Ogiba falou sobre as atividades que serão realizadas. Hoje cerca de 16 entidades entre elas movimentos estudantis e universidades, ajudam o espaço a continuar funcionando. A parceria da comissão com o fórum é consolidada desde 2016. “A nossa relação com o legislativo é muito importante. Nós temos que acompanhar a política municipal junto à Câmara Municipal. Essa relação para nós é necessária principalmente pelo nosso regimento”, disse Sônia. Ficou encaminhada a participação da comissão no fórum de forma efetiva. Realizando uma conexão entre as pautas do fórum e a Câmara.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)