Comissões

Cece discute demora no chamamento de professores aprovados em concurso

  • Reunião de Comissão - CECE - 
 Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio.
    Reunião presencial e virtual da Cece foi hoje à tarde (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Reunião de Comissão - CECE - Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio.  Ver. Roberto Robaina
    Roberto Robaina (PSOL) presidiu o encontro (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Professores aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e que ainda não foram chamados para ocupar o cargo. Esta foi a pauta debatida hoje (5/7) em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal de Porto Alegre. O vereador Roberto Robaina (Psol) presidiu a reunião.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio (Smap), André Barbosa, destacou que existe um esforço desde o ano passado para abrir concursos para a área de educação na Capital. Ele afirmou que não existe a intenção de continuar contratando professores temporários na rede municipal de educação. 

A coordenadora de Recursos Humanos da SMED, Cleuza Neto, explicou as questões que envolvem o chamamento dos professores. “Desde o ano em que assumimos, a preocupação principal foi no sentido de recompor o quadro de RH das escolas. Até então, estávamos sem a possibilidade de nomear professores por meio de concurso”.

Ela disse que, na época, a secretaria estava com algumas vagas residuais, ainda da lei de 2020. “Nós tínhamos então em torno de 284 vagas, que nós conseguimos dispor até que os concursos estivessem então homologados e prontos para que a gente pudesse estar nomeando, o que aconteceu em fevereiro e março deste ano. Foi o que a gente conseguiu fazer, dar conta destas 284 nomeações temporárias e chegamos no início deste ano e já nos preocupamos com a nomeação assim que os concursos foram homologados”. 

Segundo ela, nos concursos dos anos finais, 404 candidatos estavam habilitados e que no início de fevereiro este era o cenário. "Precisávamos chamar de início 176 candidatos, e assim a gente fez”. De acordo com Cleuza, no início de abril foram homologados mais 155 professores de educação infantil e fundamental. Com o encerramento de contratos durante o ano, foi necessária a contratação temporária de professores para fazer a substituição. 

Roberto Robaina (Psol), disse que é necessário o monitoramento a longo prazo do problema. Smed e Smap se colocaram à disposição para ajudar e elucidar as questões de homologação de novos professores.

Texto

Josué Garcia (estagiário de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)