Cece discute retomada de eventos na Capital
Secretário Cesar Sulzbach disse que haverá reavaliação dos protocolos para reabertura do setor de eventos na Capital (Foto: Martha Izabel/CMPA) Reunião teve formato virtual (Foto: Martha Izabel/CMPA)
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta terça-feira (21/9), reunião virtual para discutir a nova perspectiva do setor de turismo e eventos na Capital. A reunião foi aberta pela presidente da Comissão, vereadora Fernanda Barth (PRTB), que destacou que, além da retomada dos eventos e a ampliação da flexibilização dos protocolos na Capital, é fundamental que o município desenvolva ações para que Porto Alegre consiga flexibilizar o decreto estadual. “Sabemos que a nossa capital tem seguido todos os protocolos de segurança, com o uso de máscaras e respeitando o distanciamento e, por isso, é fundamental que se retomem os eventos para o desenvolvimento do setor de turismo.”
A vereadora destacou ainda que, em alguns lugares do mundo, se manteve a testagem para eventos em casas noturnas, por exemplo. “Talvez essa seja uma forma de aqui, na Capital, as casas noturnas voltarem a funcionar gradativamente.”
O vereador Giovane Byl (PTB) disse que vem acompanhando de perto as ações da gestão municipal. Declarou estar satisfeito com os cuidados que vêm sendo tomados, mas ressaltou que as comunidades também devem ser assistidas. Ele questionou se, “no próximo Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, período em que as comunidades fecham as ruas para fazer esse tipo de evento, será liberado pela prefeitura”.
A vereadora Mari Pimentel (Novo) disse ser importante a retomada dos eventos esportivos em Porto Alegre. “É fundamental que a Capital esteja preparada. Estou muito satisfeita com as ações que o prefeito Sebastião Melo tem realizado em conjunto com os órgãos de saúde. Nossa cidade se antecipou na vacinação e, na próxima semana, haverá o primeiro evento de corrida. Isso é gratificante, tendo o suporte necessário do poder público.”
Executivo
O secretário extraordinário de Enfrentamento ao CoronaVírus na Capital, César Sulzbach, afirmou que Porto Alegre se diferencia pela sua conscientização na utilização das máscaras e pelo uso do distanciamento. “Isso ajudou a enfrentar a pandemia para que houvesse uma sustentabilidade em comparativo com outras capitais.”
Conforme o secretário, existe a necessidade de uma análise efetiva para que sejam flexibilizados os protocolos na Capital, devido ao avanço na vacinação. E destacou que é necessária a análise da flexibilização dos protocolos para eventos pequenos na Capital. “Acredito que a testagem é a melhor forma de se bloquear o vírus, permitindo que as escolas, o comércio e administração pública possam trabalhar e fazer com que a nossa economia possa girar.”
O secretário disse ainda que será feita uma reavaliação com a questão dos protocolos, mas acredita que, nos próximos dias, haverá novidades que serão ainda mais favoráveis aos eventos previstos para a Capital. “Quanto mais se aproxima do final do ano, maior é a previsão de que ocorram eventos na Capital.”
Luiz Armando Silva de Oliveira, diretor de Turismo da Capital, ressaltou ainda que é fundamental a participação da gestão pública nesse processo. “De 2019 para 2020, os processos, na nossa coordenação de eventos, caíram em 61%; para licenciados houve uma variação negativa de 80%. E agora, em 2021, já conseguimos liberar 630 eventos, ou seja, existe um crescimento na liberação e, consequentemente, das atividades econômicas ligadas ao setor de eventos”, informou. “A prefeitura se coloca como parceira das empresas privadas, da comunidade em geral e do Legislativo municipal para que se discutam essas questões para a nossa cidade.”
Como encaminhamento, a vereadora Fernanda Barth, juntamente com os demais integrantes da Cece, enviará um documento ao Executivo com intuito de colocar a Cece à disposição para ajudar na aceleração do processo de eventos na Capital, com todas os protocolos de segurança requeridos pelos órgãos de saúde. Também estiveram presentes na reunião o vereador Jonas Reis (PT) e a vereadora Daiana Santos (PCdoB).