Cece levará ao MP pedido de solução para Escola Costa e Silva
Em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece), na manhã desta terça-feira (18/12) no Plenário Ana Terra, direção, professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva queixaram-se de descaso por parte da Secretaria Estadual da Educação, que não estaria ouvindo a comunidade e promovendo a evasão escolar através da redução de matrículas, o que serviria para justificar um eventual fechamento da escola.
A comunidade pediu a prorrogação do convênio que vem permitido a utilização da instituição no prédio da Escola Municipal Emílio Meyer até que seja encontrado um local adequado para a transferência. O convênio encerra-se em dezembro de 2008 e as matrículas para o 1º ano do Ensino Médio não estão sendo realizadas. Já a Escola Emílio Meyer está pedindo a totalidade de seu prédio para a ampliação do ensino básico.
Uma Carta Aberta foi redigida com o propósito de esclarecer a posição da escola, que defende a manutenção da Escola Costa e Silva em local próprio.
A presidenta da Cece, Maristela Maffei (PCdoB), anunciou que a comissão reunirá o material produzido durante a reunião o qual será encaminhado ao Ministério Público para que seja encontrada uma solução sem prejuízo aos estudantes. O aluno não é mercadoria. Não queremos a divisão e sim encontrar uma solução onde a educação seja preservada, destacou.
A vereadora Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Cece, que esteve na Secretaria de Educação com uma comissão da Escola Costa e Silva observou que já há muitos alunos fora da escola, não sendo admissível a restrição de matrículas.
Jurema Garzela, da 1ª Coordenadoria de Ensino garantiu que não está havendo má vontade, mas lembrou que esse tipo de demanda requer tempo. Não podemos ser levianos, acrescentou.
O vereador Professor Garcia (PMDB), representantes das escolas envolvidas, da Secretaria Estadual da Educação, da Smed, e de várias entidades também se manifestaram por uma solução para o caso.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)