Comissões

Cece trata das ações de esporte, lazer e juventude nas comunidades

  • Ações da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude nas comunidades.
    Secretário Kiko Pereira disse que emendas parlamentares podem ser destinadas a investimentos nas comunidades (Foto: Ederson Nunesl/CMPA)
  • Ações da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude nas comunidades. Na foto, vereadora Fernanda Barth
    Presidente da Cece, vereadora Fernanda Barth (PRTB) coordenou a reunião (Foto: Ederson Nunesl/CMPA)

A Comissão de Defesa de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, em reunião realizada nesta terça-feira (11/5), a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude para tratar das ações da pasta nas comunidades da Capital. Durante o encontro, a presidente da Comissão, vereadora Fernanda Barth (PRTB), solicitou ao Executivo lista de necessidades que possam ser sanadas com verbas de emendas impositivas destinadas pelos vereadores. Também serão agendadas visitas conjuntas nas unidades de esporte e lazer disponibilizadas pelo município aos jovens das comunidades. 

O secretário Kiko Pereira reforçou, em sua fala, a importância das emendas parlamentares para os locais que ficaram muito tempo sem investimentos. Segundo ele, somente com o caixa da prefeitura, que dispõe de orçamento pequeno, não é possível manter os locais confortáveis e saudáveis para a população que precisa de lazer e atividade física. O secretário considera importante o diálogo entre parlamento e o Executivo, sendo a população a principal beneficiada.

O secretário-adjunto Filipe Tisbirek falou sobre a importância da inclusão de jovens em atividades esportivas, possibilitando inserção no mercado de trabalho e gerando oportunidades.

Diretor de Esporte, Recreação e Lazer, Rodrigo Kandrik apresentou o projeto que irá atender 480 adolescentes com oficinas de skate no Parque Chico Mendes e na Restinga. Em fase de elaboração de edital, o projeto tem previsão de entrega à população no mês de agosto. Kandrik também falou sobre o centro cultural em construção na Lomba do Pinheiro, com prazo de entrega para este ano. Anunciou a reabertura do Estação Cidadania e de 11 das 17 unidades recreativas espalhadas pela cidade com atividades diárias.

A diretora da Juventude, Débora Garcia, informou que está sendo recriado o Conselho Municipal de Juventude e, com planejamento estratégico, estão sendo organizados programas de saúde e educacionais em parceria com as demais secretarias.

Vereadores

O vereador Giovane Byl (PTB) expressou sua preocupação com os jovens que estão sem atividades durante a pandemia, que possibilitam a inclusão e muitas vezes servem como válvula de escape para realidades mais violentas. Também manifestando sua preocupação com os impactos da pandemia, a vereadora Mari Pimentel (Novo) levantou a necessidade de um plano de trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, buscando o desenvolvimento corporal de crianças de 0 a 4 anos de idade para que entrem no ensino fundamental de forma plena.

A vereadora Daiana Santos (PCdoB) ressaltou a importância da associação entre educação e esporte, assim como a necessidade de um olhar para o período pós-pandêmico. Daiana falou sobre sua preocupação com as condições sanitárias das escolas e unidades para retomada de atividades ainda durante a pandemia, assim como da garantia de segurança alimentar destes jovens e crianças.

Texto

Liziane Cordeiro (reg.prof. 14176)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Kiko Pereiralazerjuventudecomunidades