COMISSÕES

Cece trata do déficit de vagas na educação infantil

  • Reunião de Comissão - 44ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: 'Vagas na educação infantil e construção de novas escolas e reformas das escolas da rede'
    Vereadores ouviram o secretário de Educação, José Paulo da Rosa (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Reunião de Comissão - 44ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: 'Vagas na educação infantil e construção de novas escolas e reformas das escolas da rede'
    Reunião foi proposta pelo vereador Jonas Reis (E) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre desta terça-feira (12/12) teve como pauta o déficit de vagas na educação infantil e a construção de novas escolas e reformas das escolas da rede. O encontro foi sugerido pelo vereador Jonas Reis (PT) e conduzido pelo presidente da comissão, vereador Mauro Pinheiro (PL).

O proponente da pauta disse que sugeriu o tema por ter sido procurado pela Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e por muitos pais e mães preocupados com o direito à educação, principalmente a educação infantil. "A gente observa que, nos últimos três anos, nenhum projeto de ampliação robusta de vagas via concessão de novas escolas foi empreendido", afirmou. "Sabemos que empacou na Secretaria de Educação a própria revitalização das escolas existentes e isso é uma das preocupações que a gente tem no momento”, complementou o vereador. 

O secretário de Educação, José Paulo da Rosa, apresentou explicações e soluções para os questionamentos das entidades presentes. Ele destacou que no resultado do Pisa, que avalia o conhecimento dos estudantes com 15 anos, o Brasil ficou nas últimas posições. Conforme o secretário, isso é muito preocupante, pois estudantes estão terminando a educação básica sem ter o mínimo de conhecimento em português e matemática. Em relação ao problema de falta de professores, Rosa afirmou que já está sendo solucionado, com a contratação de 854 novos professores para suprir, ao menos, parte da quantia que falta.

Sobre a falta de vagas, o secretário disse que nas últimas inscrições, houve um déficit de mais de 7 mil vagas não atendidas. Ele afirmou que vem trabalhando juntamente com a equipe da Secretaria de Educação para diminuir o déficit, publicando um novo edital com expectativa, já para o primeiro semestre de 2024, de mais 4 mil vagas. 

De acordo com o secretário, serão concluídas até o final de 2024 mais cinco escolas de educação infantil, oferecendo mais 150 vagas em cada uma delas. “Tivemos um período longo sem manutenção das escolas, mas estamos corrigindo a médio prazo. Temos hoje 76 escolas com pequenas obras e reformas e temos um novo edital com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura com um valor maior para fazer outras reformas maiores com estimativa de dois a três anos, para então, quem sabe, acabarmos com a falta de vagas”, ressalta.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)