Cece visita escola neo-humanista Ananda Marga
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, na tarde desta terça-feira (15/10), a Escola de Educação Infantil Neo-Humanista Ananda Marga, localizada no bairro Belém Novo. A visita, que faz parte da Caravana das Boas Práticas Pedagógicas, tinha por objetivo conhecer de perto o projeto pedagógico da escola, baseado na premissa de que as crianças possuem um desejo inato de aprender a se desenvolver, objetivando despertar a sede de conhecimento que se encontra em seu interior.
A escola é gerida pela Associação Beneficente AMURT-AMURTEL, cujo objetivo é a promoção do indivíduo, da criança, da família e da comunidade, em todas as suas dimensões, baseada nos ideais universalistas do neo-Humanismo. Suas finalidades são: a prestação de auxílios temporários e auxílios permanentes como escolas de educação infantil e ensino fundamental, projetos de apoio sócio-familiar e sócio-educativo, educação ambiental, bem como despertar a consciência para o serviço social e formação de voluntários.
Filosofia
A educação neo-Humanista, segundo a coordenadora da Ananda Marga, Edeliane Rios, facilita o desenvolvimento de todos os níveis da personalidade humana: físico, mental e espiritual, por meio da busca do desenvolvimento interior. Estimulamos o desenvolvimento de toda a potencialidade humana, preparando o aluno para a construção de uma nova sociedade, baseada em valores e princípios éticos de solidariedade, liberdade, igualdade e consciência universal, destacou.
O diretor e tesoureiro da escola, Luiz Mincarone, explicou para a vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, e para o vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), que a filosofia neo-Humanista foi proposta pelo pensador, filósofo e educador P.R. Sarkar no ano de 1982, com o intuito de elevar os sentimentos humanos, tornando o homem ciente de suas responsabilidades consigo mesmo, com a comunidade humana e com o meio ambiente.
Projetos
Os vereadores visitaram algumas salas de aulas nas quais desenvolvem-se projetos distintos, como o Pró-Jovem Adolescente, projeto em parceria com o governo municipal que atende adolescentes de 15 a 18 anos incompletos. "Em Porto Alegre atendemos três coletivos com 25 jovens cada. São três os eixos temáticos do Pró Jovem Adolescente: Convivência Social, Participação Cidadã e Mundo do trabalho, além de temas transversais abrangendo meio ambiente, saúde, esporte e lazer, trabalho, direito e assistência social", explicou Edeliane.
Já o projeto Ação Rua atende crianças e adolescentes em situação de rua da região Restinga/Extremo Sul de Porto Alegre, bem como suas famílias. Seu principal objetivo é ampliar o olhar para o enfrentamento visando alteração da situação de rua vivida por inúmeras crianças e adolescentes. Há também o projeto que surpreendeu os vereadores da Cece: O Programa Trabalho Educativo. Desenvolvendo uma modalidade de cultivo orgânico de plantas medicinais, o projeto atende adolescentes de 14 a 18 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social.
Sofia Cavedon mostrou-se surpresa e interessada na proposta de educação diferenciada oferecida pela escola, como a alimentação lacto-vegetariana e as atividades complementares de ioga e meditação. A Caravana das Boas Práticas pedagógicas do Legislativo Municipal aprende muito com as instituições visitadas, afirma. A vereadora explicou que no final do ano, um seminário, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro, será realizado para a apresentação de práticas de sucesso desenvolvidos nas instituições de ensino da cidade, entre os quais a da Escola de Educação Infantil Neo-Humanista Ananda Marga, já confirmou presença.
Texto: Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)