Comissões

Cece visita escola Villa Lobos e celebra primeiro lugar em torneio de robótica

  • Reunião de Comissão - 15ª reunião da CECE - Visita à EMEF Heitor Villa Lobos.
    Vereadores parabenizaram a escola pela conquista do prêmio internacional (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Reunião de Comissão - 15ª reunião da CECE - Visita à EMEF Heitor Villa Lobos.
    Direção pediu apoio dos parlamentares para que a escola tenha mais espaço físico (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram, na tarde desta terça-feira (16/5), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital. O presidente do legislativo municipal,  vereador Hamilton Sossmeier (PTB), também acompanhou a comissão.

 

A visita teve como intuito parabenizar a equipe de robótica vencedora do First League Explorer, considerado um dos principais campeonatos de robótica do mundo, que ocorreu em Houston, no estado norte-americano do Texas. Os parlamentares celebraram o empenho da equipe Lobóticos e das professoras que arrecadaram dinheiro por meio de doações e venda de rifas.

 

Sossmeier elogiou a iniciativa da comissão em visitar a escola, bem como o trabalho realizado por professores e alunos. "O trabalho realizado aqui é um exemplo a ser seguido pelas demais instituições de ensino de Porto Alegre e do país. Como vereador, representante do povo porto-alegrense, me alegra participar desta visita e ouvir depoimentos tão motivadores e que nos enchem de esperança de um futuro de educação, desenvolvimento e justiça social".

 

A diretora da escola, Andreia Brush, agradeceu a visita da comissão, mencionando a trajetória da escola com o programa de robótica que, segundo ela, existe há 16 anos. Andreia também destacou o trabalho feito com a orquestra Villa Lobos, com 30 anos de duração. “Felizmente é uma escola de resultados”, afirmou. Apesar da notoriedade que a escola está recebendo, a diretora lembrou da necessidade de mais investimentos e apoio para a realização de atividades extracurriculares. “Necessitamos, em especial, de mais espaço físico.”  

 

A professora de robótica da Villa Lobos, Cristiane Pelisolli Cabral, disse que a escola ganhou visibilidade mundial após o primeiro lugar no torneio de robótica, mas lembrou que a situação da escola não é confortável. “A gente fez chover em um espaço que não é o ideal". Cristiane também pediu mais atenção e apoio ao projeto de robótica.

 

Acompanhando a reunião, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Cláudio Franzen, contou que participou das reuniões e tratativas feitas para arrecadar o dinheiro necessário e enviar a equipe aos Estados Unidos. “Vocês representam o brilho dessa geração”, ressaltou.

 

Os membros da Cece propuseram ao presidente da Câmara a concessão de um prêmio a ser entregue à escola, em tributo à equipe e aos professores envolvidos. Foi sugerida também a instalação de uma maquete no pátio da Câmara, similar à que foi construída pelos alunos, como forma de homenagem.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)