Comissões

Cedecondh busca solução para drenagem na comunidade Costa Gama

Reunião de Comissão - Pauta: Comunidade do Bairro Costa Gama, com presenças de representantes da comunidade e do secretário adjunto da secretaria de serviços urbanos - SMSURB, Vitorino Baseggio.
Reunião contou com a participação de representantes da comunidade e da prefeitura (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Os problemas de drenagem de ruas na comunidade do bairro Costa Gama foram debatidos na reunião desta terça-feira (25/4) da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A pauta foi proposta pelo vice-presidente da comissão, vereador Alexandre Bobadra (PL).

O secretário em exercício da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio, explicou que o principal problema da comunidade é a drenagem, e que isso deve ser resolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que não compareceu à reunião. 

Vitorino afirmou conhecer a comunidade e disse que em um encontro no bairro Costa Gama, que contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e de outras secretarias, foram debatidas algumas demandas da população. “Na época, a demanda da SMSUrb era que fosse feito um fresado na via, e nós atendemos a comunidade”, destacou.

O representante da comunidade do bairro Costa Gama, Jader Porto, disse que, além da drenagem, é necessário fazer o rebaixamento de vias, para evitar alagamentos. “A gente precisa de mais humanidade. Há cadeirantes que, após uma chuva que durou apenas 15 minutos, ficaram sem dormir na sua cama, pois tiveram que se locomover para outro lugar”, apontou Porto. 

Já o engenheiro da SMSUrb, Claudio Moreau, disse não ser possível realizar o rebaixamento da via, pela falta de recursos. Ele afirmou, ainda, que há risco de a obra inviabilizar a rua, pois, segundo o engenheiro, o material que está embaixo do saibro é formado por argila. Além disso, ele frisou que há diversas obras em andamento na cidade, o que dificulta a realização do rebaixamento por falta de estrutura e capacidade da secretaria. Ele também apontou a falta de drenagem como um empecilho para a obra. “O rebaixamento da via sem a drenagem vai deixar pior do que está”, afirmou. 

Jader Porto apontou que uma possível solução para o problema seria o rebaixamento e aplicação de asfalto em um trecho de 142 metros de via – que é o principal ponto de alagamento da comunidade –, o que ajudaria no escoamento da água da chuva. Vitorino concordou em colocar o meio-fio, rebaixar e asfaltar o trecho, desde que o Dmae realize o escoamento.  

O vereador Alexandre Bobadra, que presidiu a reunião, encaminhou um novo encontro para o dia 9 de maio, com a presença do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI), da Procuradoria Geral do Município (PGM), do Ministério Público (MP), do gabinete do prefeito e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)