Comissões

Cedecondh debate ampliação de políticas para igualdade social

  • As Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial​.
    Vereador Matheus Gomes (PSOL) foi o proponente da pauta da reunião (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • As Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial​.
    Adriana Santos ressaltou importância das políticas públicas para o povo negro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) realizou, nesta terça-feira (24/11), reunião virtual para, através de alternativas apresentadas pelos integrantes da Comissão e representantes da bancada negra, debater ações de ampliação de políticas públicas para a igualdade racial. O presidente da Cedecondh, vereador Alexandre Bobadra (PL), que abriu a reunião disse ser solidário a essa pauta e ressaltou ser difícil alguém que não tenha sofrido discriminação no nosso país. “Eu mesmo já fui vítima de preconceito por ser pobre e sei que preconceito pela cor da pele é algo que fere muito além.”

O proponente da pauta em discussão, vereador Matheus Gomes (PSOL), iniciou a sua fala dizendo que o objetivo da reunião era de elaborar um documento com alternativas efetivas para a ampliação de políticas públicas. “Sabemos que atualmente o Executivo está estruturando essas diretrizes e queremos através do Plano Plurianual de Porto Alegre (PPA) ampliar essas ações.”

Sobre as ações de ampliação apontadas pelo vereador estão: a implementação do Pró-Jovem para os jovens da periferia, a política específica de formação dos guardas municipais sobre a abordagem a jovens negros e a expansão do turismo a pontos turísticos que representam a história negra. “Tivemos uma diminuição no Orçamento e hoje contamos com somente R$ 11 mil para fazer todas essas ações; nesse sentido, seria inviável”, finalizou.

Adriana Santos, coordenadora da Igualdade Racial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), ressaltou que é fundamental a garantia de políticas públicas efetivas para o povo negro. Disse ser conhecedora há 15 anos dos problemas que essa população necessita e sofre e que essa situação, aliada ao contexto de pandemia, se agravou ainda mais. “Hoje é ainda mais difícil de se realizarem essas políticas públicas, tendo em vista o crescente nível de miséria que a nossa população enfrenta.”

A coordenadora acredita que essa política pública precisa ser tratada transversalmente, tendo o envolvimento de todas as secretarias do município a partir da sua responsabilidade. “É fundamental que esse orçamento seja independente para que se torne eficaz, através de uma construção coletiva e transversal”. Também estiveram presentes na reunião os vereadores Alvoni Medina (Republicanos), Kaká D’Ávila (PSDB), Laura Sito (PT), Daiana Santos (PCdoB) e representantes da bancada negra da Câmara Municipal.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:igualdade racialpolíticas públicas