Cedecondh debate problemas de segurança no Menino Deus
Eduardo Moura Mendes, comandante do 1º BPM (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório) Pauta foi proposta pela vereadora Vera Armando (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (27/5), a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) tratou de problemas de segurança no bairro Menino Deus. A reunião foi conduzida pela proponente da pauta, vereadora Vera Armando (PP). Ela destacou o objetivo de "ouvir os diferentes segmentos do nosso bairro, para que possamos construir maneiras de levar melhorias ao Menino Deus".
O morador do bairro e representante do grupo “Síndicos em ação”, Felipe Fagundes Rezer, falou sobre a segurança da área durante a noite e afirmou que pequenos delitos tiveram alta. “Estamos planejando um projeto na rua Miguel Couto para usar inteligência artificial nas câmeras, para identificação de pessoas circulando em determinado horário e para observar reincidência da placa de carro”, disse. Fagundes compartilhou a ideia do projeto para que os moradores possam acompanhar e identificar pequenos delitos, para agir na prevenção.
Houve uma reclamação conjunta dos representantes do bairro em relação aos moradores de rua. “A questão dos moradores de rua é muito problemática, a Guarda e a Brigada fazem o seu trabalho, mas temos problemas pois a lei não permite a remoção”, apontou a residente da região Marcia Rosado.
O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, pontuou que as observações dos moradores convergem com questões sociais, de limpeza e serviços urbanos: “é onde nós estamos faltando. Não vamos nos esconder, temos todas as necessidades dos serviços públicos, recursos limitados, falta de efetivo, burocracia estatal, mas não vai ser empecilho.” Reforçou também que a Guarda faz o que está ao seu alcance na segurança.
Melhora nos índices
Segundo o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Moura Mendes, o Menino Deus apresenta os melhores índices criminais dos últimos 15 anos: “Analisando as estatísticas, nós identificamos um decréscimo acentuado em todos os tipos criminais, em especial o roubo a pedestre.” Conforme os dados, de janeiro até agora, houve 41 roubos a pedestres. De acordo com o comandante, há alguns anos, neste mesmo período, já havia 300 roubos registrados.
Ele reforçou a importância do registro de boletim de ocorrência pelos moradores para o mapeamento da violência criminal no bairro e afirmou que bandidos podem se camuflar em meio a moradores de rua. “Em relação a essa comunidade de rua, o principal problema são os furtos e arrombamentos, especificamente na madrugada, entre 3h e 5h da manhã. Causa insegurança em todo mundo. É um crime que não tem violência física, mas sim psicológica na comunidade, e gera muita insegurança.”
Representando a Secretaria Municipal de Segurança, o coordenador de operações Marcus de Andrade falou sobre investimentos feitos no bairro Menino Deus e mencionou a vontade de investir na segurança compartilhada e eletrônica. “É um sonho nosso, a gente já vem esboçando esse projeto, de forma que as 2,4 mil câmeras do município se transformem em 40 mil". Ele informou que o sistema de vigilância se beneficiaria do compartilhamento das câmeras com a inteligência artificial e com "as imagens que a sociedade civil organizada irá nos ceder". Ressaltou ainda que no centro integrado de coordenação e serviço, é feito o monitoramento 24 horas.