COMISSÕES

Cedecondh define metas para 2023

Reserva de vagas para índios
Local onde vivem tribos indígenas será uma das pautas da Cedecondh para este ano (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) se reuniu nesta terça-feira (14/02) para a definição das metas para 2023. A pauta foi proposta pelo presidente da Comissão, vereador Conselheiro Marcelo (PSDB). “Fazer a fusão do conhecimento de cada um é essencial para podermos fazer com qualidade as demandas de cada vereador”, ressaltou o presidente.

O vereador Pedro Ruas (PSOL) solicitou a retomada da pauta sobre o local em que vivem as tribos indígenas Kaingang e Xokleng, atualmente no Morro Santana. Segundo o parlamentar, há uma briga judicial pela área. Ruas pediu uma visita da Comissão ao local para conhecer o espaço e as necessidades das tribos.

O vereador Alvoni Medina (Republicanos) sugeriu pautas na área da saúde, principalmente sobre a dispensação de fraldas para idosos e deficientes. O vereador ainda comentou sobre a importância da divulgação dos direitos da pessoa com deficiência. “Enquanto não fizermos nada, a população seguirá sofrendo. Muitas dessas pessoas precisam de nós, vereadores, para apoiar, ajudar e orientar,” ressaltou Medina.  

O vereador Professor Alex Fraga (PSOL) pautou a importância da eleição para conselheiro tutelar no país. O parlamentar solicitou à Cedecondh a viabilização de cursos de capacitação para auxiliar os candidatos.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)