Comissão

Cedecondh inicia debate sobre ações conjuntas entre EPTC e Guarda Municipal

Reunião da Cedecondh
Reunião virtual foi nesta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Vereadores que integram a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram reunião virtual nesta terça-feira (17/8). O encontro contou com a participação do vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Jorge Vicente Ribeiro, oportunidade em que foi dado início aos debates sobre ações conjuntas entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal, visando transmitir maior sensação de segurança aos porto-alegrenses.

Em sua fala, Ribeiro manifestou a disposição da Associação Comercial em colaborar e ajudar. “A questão da segurança de fato nos preocupa como um todo. A própria questão do Centro da Capital, por exemplo, passa pela questão da segurança. Não temos a fórmula pronta, mas temos essa vontade de nos integrarmos e auxiliarmos. Temos o exemplo da Polícia Rodoviária Federal: anos atrás praticamente atuando no trânsito e, hoje, fortemente atuando no crime”, apontou.

Os integrantes da Cedecondh, Alexandre Bobadra (PSL) – presidente, Kaká D’avila (PSDB) – vice-presidente, Alvoni Medina (Republicanos), Laura Sito (PT), Matheus Gomes (PSOL) e Mônica Leal (PP) definiram a realização de novo encontro sobre o mesmo tema, envolvendo EPTC, Associação Comercial, Guarda Municipal, além de representantes da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal. “Hoje, demos início a esse importante debate. Com muito diálogo, queremos ouvir todos os envolvidos. Por que não plantarmos uma semente de um novo pensamento? Por que temos a Guarda apenas para proteger o patrimônio e a EPTC só o trânsito? Por que a própria EPTC em parceria com a Guarda não poderia fazer a segurança?”, questionou o presidente Bobadra.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)