Cedecondh

Segue indefinida situação das famílias da Vila Conquista

Reunião da Cedecondh não obteve avançosobre Vila da Conquista Foto: tonico alvares
Reunião da Cedecondh não obteve avançosobre Vila da Conquista Foto: tonico alvares

Os moradores da Vila Conquista participaram de audiência nesta segunda-feira (15/5)  na Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) para tratar da questão da aquisição de uma área  de seis hectares, localizada na Zona Norte de Porto Alegre, próximo à Avenida Manoel Elias. No local, vivem cerca de cem famílias. Os proprietários da área obtiveram a reintegração de posse, mas como existe interesse na comercialização da área, os mesmos buscam  uma negociação com a Associação de Moradores Vila da Conquista.

O representante da Associação dos Moradores Vila da Conquista, Virgílio Oliveira, considera fundamental a intermediação do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para aquisição da área. Adão Palma, que  representou o Demhab durante a audiência, considera viável a compra da área, desde que sejam utilizados recursos federais, do Ministério da Cidades ou da Caixa Econômica Federal. O vereador Raul Carrion (PCdoB) considera fundamental a participação do órgão municipal, “para que o processo seja viabilizado de forma mais rápida, evitando problemas de restrição  ao crédito para a Associação.

A área ocupada dispõe de cerca de seis hectares, dos quais 1,5 hectare está sendo utilizado pelos moradores da Associação Vila da Conquista. O advogado que representou os proprietários lembrou que é preciso haver uma proposta, indicando de onde sairão os recursos, a forma de pagamento e quais os órgãos públicos que se responsabilizam pela intermediação. Só depois disso será possível, de acordo com os proprietários, estipular um valor de venda para a área.

Além do representante do Demhab, do advogado dos proprietários e do presidente da Associação de Moradores da Vila da Conquista, participaram da audiência os vereadores Carlos Todeschini, presidente da Cedecondh, e Cássia Carpes (PTB). Os proprietários querem uma definição imediata da questão, pois já têm outras propostas para a compra integral da área. A próxima reunião deverá ser no Demhab.

Alexandre Costa (Reg. prof. 7587)