Comissão

CEF libera verbas para moradias no Partenon

Elói presidiu reunião na qual a Caixa anunciou recursos para casas populares Foto: Pedro Revillion
Elói presidiu reunião na qual a Caixa anunciou recursos para casas populares Foto: Pedro Revillion

Moradores de uma área localizada na Rua 9 de Junho, no Bairro Partenon, de Porto Alegre, receberam nesta terça-feira (1º/4) a informação de que a Caixa Econômica Federal (CEF) libera nos próximos dias recursos para construção de moradias no local. O comunicado foi feito durante reunião na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara, pelo representante da Caixa, Pedro Lacerda.

A verba é oriunda do Programa Carta de Crédito FGTS, através da Resolução 460/518, que prevê créditos a entidades organizadoras (prefeituras e cooperativas) para execução de empreendimentos através de operações coletivas, em loteamentos com infra-estrutura já executada. “Vinte famílias serão beneficiadas”, informou Lacerda.

Conforme o supervisor de ação social e cooperativismo do Demhab, Luiz Carlos Severo, projetos de infra-estrutura já foram executados no local, bem como toda a documentação exigida pela Caixa, liberada. “Agora queremos dar andamento ao processo e iniciar as obras”, enfatizou Severo.

O vereador Elói Guimarães (PTB), presidente da Cuthab, pediu ao Demhab que apresente à comissão um levantamento de todos os casos de moradias na mesma situação da 9 de Junho, que aguardam uma solução há anos. “Vamos agilizar articulações com a Caixa e o Ministério das Cidades para darmos andamento a esses processos”, prometeu.

A reunião foi acompanhada pelos vereadores Alceu Brasinha (PTB), Maristela Maffei (PCdoB), Ervino Besson (PDT), João Bosco Vaz (PDT) e José Ismael Heinen (Dem). Também se fizeram presentes representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Uampa/Conan.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)