Homenagem

Celito Cristofoli é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Celito Cristofoli, proposto pela Vereadora Claudia Araujo
    Ao agradecer a homenagem, Celito Cristofoli relembrou sua trajetória na cidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Celito Cristofoli, proposto pela Vereadora Claudia Araujo
    Proponente da homenagem, vereadora Cláudia Araújo (PSD) fez a entrega do diploma a Celito Cristofoli (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta sexta-feira (5/11), sessão solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Celito Cristofoli. A iniciativa foi proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), que, na oportunidade, destacou a relevante contribuição do homenageado com a cidade de Porto Alegre, especialmente como grão mestre, administrando o Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Gorgs).

O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely (PDT). Em sua fala, lembrou que a homenagem foi aprovada por unanimidade na Casa. "Minha saudação à vereadora Cláudia. É uma alegria ver aqui tantos amigos, familiares e pessoas queridas. O Título de Cidadão é o maior reconhecimento da Câmara a um cidadão não nascido na Capital. É uma honra muito grande, Celito, para a cidade contar contigo no Conselho de Cidadãos Honorários. Que continues praticando o bem e a união e sendo um exemplo de conduta para todos nós”, pontuou.

Nascido em 1947, Celito é natural de Serafina Corrêa e possui extenso currículo, sendo formado em Contabilidade, Ciências Jurídicas e Economia e atuando como advogado no momento. Ao lembrar a história do homenageado, Cláudia Araújo afirmou que o mesmo mora na Capital desde 1951. “Celito é dono de um currículo invejável. Ingressou na maçonaria em 1997 e, em março de 2019, foi eleito grão mestre do Gorgs. Sempre foi um homem íntegro, respeitoso, determinado, dedicado, posicionado e comprometido com tudo o que fez e faz. A maçonaria tem como um dos princípios básicos ajudar o próximo. A maioria aqui sabe do meu envolvimento social através do Grupo Amor ao Próximo, e essas ações nos uniram. Ajudar o próximo é essencial em nossas vidas. Ele possui brilhante trabalho para com a sociedade e, por ser esse homem simples, humano e, acima de tudo, solidário, merece nossa homenagem. Que nossa amizade seja eterna. A humanidade precisa de muitos Celitos”, afirmou a parlamentar.

Ao agradecer a homenagem, Celito também parabenizou a vereadora Cláudia Araújo por sua atuação, especialmente na área comunitária, e ressaltou a importância do apoio da família em sua caminhada. “Faço uma homenagem à minha família, à qual devo tudo o que sou. Tenho aqui a presença da mãe Ema, com 102 anos de uma vida plena de amor e dedicação aos filhos, netos e bisnetos. Seu exemplo sempre foi o nosso norte. Me orgulho muito dela. Porto Alegre é minha cidade, não nasci aqui, mas me recebeu aos 4 anos de idade. Aqui me tornei homem e capaz de organizar a minha vida com minha família. Tive e tenho amigos do coração. Devo tudo a essa cidade que me acolheu e apresentou oportunidades para crescer e me desenvolver sempre na busca do bem social. A sociedade perdeu valores, mas tem tudo para se recuperar se todos nos unirmos. É meu dever estar lutando pela cidade que me concedeu esse Título e farei de tudo para que isso aconteça”, finalizou o homenageado após fazer breve relato sobre sua história de vida.

Presenças

O evento contou, ainda, com a participação dos vereadores Idenir Cecchim (MDB), que se manifestou em aparte e reforçou o seu reconhecimento ao homenageado, e do vereador Alex Buyu (SD), além do secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa. Familiares, amigos e demais convidados também prestigiaram o ato.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:maçommaçonariaCidadão de Porto AlegreCelito Cristofoli