Sessão Solene

Cem anos do Instituto Porto Alegre serão homenageados na Câmara Municipal de Porto Alegre

Instituição pertencente à Igreja Metodista celebra seu 100 anos neste mês de março

Convite entregue à Reitora do IPA
O vereador Tiago Albrecht entregou o convite para a reitora do IPA, Profª. Vera Maciel. Foto: Assessoria de Comunicação.

Localizado no coração do bairro Bela Vista,na Capital, o Instituto Porto Alegre – o IPA – que comemora cem anos de fundação, terá uma Sessão Solene em Homenagem à instituição na Câmara Municipal de Porto Alegre. O convite é feito pelo presidente da casa, vereador Hamilton Sossmeier, após proposição do comunicador da Rede Pampa e vereador da Capital, Tiago Albrecht.

Fundada em 1923, a instituição tem longa história em Porto Alegre. Nomes ilustres da história do Rio Grande do Sul passaram pelo IPA. O consagrado escritor Luis Fernando Veríssimo, o pentacampeão mundial Luis Felipe Scolari, o atual presidente da Federação Gaúcha de Futebol Luciano Ocsmann e o ex-árbitro de futebol Fabrício Neves Correia estão no rol de “ipaenses”, como são chamados os ex-alunos da faculdade.

De acordo com a reitora Profa. Vera Maciel, o IPA se inspira no passado para trilhar um futuro promissor. “Temos um futuro bonito e desafiador para nossa instituição pela frente”, disse. Para o “ipaense” integrante da comissão dos cem anos da faculdade, o educador físico Fabrício Neves Correia, celebrar o centenário da faculdade é algo “que mexe com a auto-estima de toda a comunidade acadêmica e também dos ex-alunos”. Já para o proponente da homenagem, Tiago Albrecht, a homenagem é justa e os cem anos devem ser celebrados por toda a cidade. “Nossa sociedade ocidental foi construída por instituições que são verdadeiros símbolos da nossa civilização. Essa celebração passa às novas gerações a importância da ciência, da pesquisa acadêmica e da busca pelo desenvolvimento humano e vontade de crescer em comunidade”.

A sessão solene, aberta ao público, acontece no plenário da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre no dia 16 de março, às 17h.