Sessão Solene

Centenário do La Salle Santo Antônio é homenageado na Câmara

Coral do Santo Antônio participou da solene na noite desta terça-feira Foto: Ederson Nunes
Coral do Santo Antônio participou da solene na noite desta terça-feira Foto: Ederson Nunes
O centenário de fundação do Colégio La Salle Santo Antônio foi destacado na noite desta terça-feira (6/5) pela Câmara Municipal de Porto Alegre com Sessão Solene. A homenagem, solicitada pelo vereador Mário Manfro (PSDB), foi acompanhada por dezenas de professores, funcionários e alunos da escola. Alunos de séries iniciais participaram da cerimônia com canto coral, flauta e violão.

Manfro, ao recordar a história do Santo Antônio, fundado em 4 de agosto de 1913, afirmou não haver porto-alegrense que não conheça a Rede Lassalista e sua presença na cidade. Lembrou que a proposta educativa iniciou no ano de 1623 com João Batista de La Salle. Desde então, conforme o vereador, seus seguidores atuam em comunidades educativas e de assistência reunindo, somente no Brasil, mais de 60 mil estudantes.

Ex-aluno do La Salle São João, o vereador disse conhecer bem a proposta de ensino aplicada nas escolas: educação de excelência e de desenvolvimento integral do sujeito. “A educação é global e integradora, atenta à dimensão afetiva e ao respeito à diversidade” destacou. “Não é sempre que uma instituição chega aos 100 anos e em situação de ascendência”, salientou Manfro.

O vereador igualmente se disse emocionado, não apenas por ser um ex-aluno lassalista, mas em reencontrar na homenagem desta noite o irmão Hilário Arraldi, ex-diretor de diversas escolas da rede. “Ele foi meu professor, e um dos que eu mais admirava”, afirmou. “Eu era chamado pelo irmão Hilário de Gainete, pois eu jogava no gol e Gainete era o goleiro do Internacional na época”, revelou.

Educação

Atual diretor da escola, Omero de Freitas Borges Júnior, ao agradecer a homenagem, recordou que a primeira sala do colégio era um salão de bailes. “A educação cristã também promove uma festa no coração das pessoas”, destacou. Borges Júnior disse que o Santo Antônio reúne muitos momentos significativos - “iniciados com quatro irmãos e oito alunos” – e lembrou que instituição é reconhecida pela sua qualidade de ensino.

O diretor igualmente disse que a educação ministrada na escola inclui esporte e cultura, tendo uma das melhores equipes de basquete entre escolas do Brasil. “É uma tradição antoniana”, afirmou. "Também mantemos laços profundos com a comunidade", salientou ao citar projeto de educação solidária desenvolvida com voluntariado que promove programas de apoio e proteção à infância na Vila Maria da Conceição. “Temos mais voluntários do que alunos atendidos."

Borges Junior listou ainda parceria do colégio com a Paróquia Santo Antônio do Partenon em trabalho com pessoas da terceira idade em atividades de saúde e físicas e de inclusão digital para pessoas com mais de 65 anos e citou programas de música, teatro e produção de cinema. “Temos ganho vários prêmios importantes nesta área”. Ao final, Borges júnior, em nome da escola, entregou aos vereadores livros com histórias sobre a Santo Antônio escritas por ex-alunos e ex-professores.

Presenças

Acompanharam a sessão solene os vereadores Professor Garcia (PSDB), que presidiu a homenagem, Reginaldo Pujol (DEM) e Márcio Bins Ely (PDT), além de, entre outras autoridades, o Irmão Provincial Lauro Bohnenberger, da Província La Salle Brasil-Chile, o arcebispo metropolitano Dom Dadeus Grings e Eliane Meleti, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Também esteve presente o ex-vereador e ex-aluno do Santo Antônio Luiz Braz.

Texto e edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)