COSMAM

Centro de Referência do Transtorno Autista tem data para iniciar atividades

Centro de Referência do Transtorno Autista tem data para iniciar atividades
Centro de Referência do Transtorno Autista tem data para iniciar atividades

A pauta da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM)  desta terça, 4 de abril, foi proposta pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que tratou sobre o Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA). Abril é o mês de Conscientização do Autismo, mas esta é uma pauta constante da parlamentar que tem sido muito demandada a respeito do centro de autismo, tanto por educadores quanto por familiares dos autistas.

 

“A proposta de hoje é ter uma atualização sobre o Centro, seu funcionamento, metodologia, capacidade de atendimento e, o principal: quando ele começa a operar. No domingo tivemos uma caminhada em prol da conscientização para o autismo e vejo que cada vez mais pessoas se somam a esta causa. Ontem foi sancionada uma lei municipal que garante prazo indeterminado no lado de Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down. Hoje à tarde, na condição de presidente da Frente Parlamentar de Saúde Mental estou realizando um seminário sobre autismo. É disso que precisamos: parlamento e executivo trabalhando juntos”,  declarou Tanise Sabino ao apresentar o convidado para a reunião, Dr. Alceu Gomes Filho, Coordenador do Comitê Gestor do CERTA.

Saudando o esforço do parlamento, o Dr. Alceu iniciou lembrando que há 2 anos atrás iniciou o grupo de trabalho para a estruturação do CERTA que é pioneiro ao somar os esforços das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Ele também compartilhou que o CERTA está em um local estratégico, em que qualquer ponto da cidade é possível chegar com apenas uma condução.  Finalmente, na reunião da COSMAM foi divulgada a data tão esperada:
“Dia 5 de maio o CERTA começa a funcionar, para crianças de 0 a 12 anos. O convênio com o Hospital Vila Nova já foi assinado e todos os servidores serão capacitados.  A prioridade serão as crianças, porque muitas ainda não têm um laudo nem sequer um plano de tratamento. Mas sabemos também da grande demanda para adolescentes e adultos. Portanto, assim que o Centro estiver operando, já começaremos o trabalho de encontrar um local para o centro para adolescentes e adultos já diagnosticados, com foco em trabalho vocacional”, referiu Dr. Alceu.

O profissional também destacou o quanto as emendas parlamentares foram vitais para a implantação do Centro, que terá uma ampla equipe multidisciplinar e um trabalho diferenciado: “cada criança terá um plano individualizado, para que possa se desenvolver e ser incluída. E com isso geramos a rotatividade necessária para abrir novas vagas de atendimento”. O Dr. Alces Gomes explicou ao grupo que o CERTA começa a operar com capacidade para atender 300 crianças e que estas vagas serão para aquelas crianças que ainda não possuem acompanhamento ou mesmo um laudo definitivo.

A equipe multiprofissional será composta por psicopedagogo, professores com especialização em educação especial, professor de arte terapia (incluindo professores de música), educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra da Infância e Adolescência, neuropediatra, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e nutricionista.

A Prefeitura já realizou também uma primeira turma de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para os profissionais de saúde da rede de saúde mental da Secretaria Municipal da Saúde.

O CERTA também fornecerá orientações para professores e acolhida para as famílias. Neste sentido, também está sendo preparada uma cartilha com orientações para conhecer e entender o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Todos os vereadores que fazem parte da COSMAM (Claudia Araújo, Aldacir Oliboni, Lourdes Springer e Mônica Leal) fizeram perguntas ao Dr. Alceu Gomes bem como o vereador convidado Claudio Janta. Durante a reunião, o Dr. Alceu também apresentou algumas fotos do CERTRA e um vídeo, mostrando os últimos detalhes para a inauguração.

Encerrando a parte da reunião da COSMAM que tratou do Centro de Referência do Transtorno Autista, a proponente desta pauta, Vereadora Tanise Sabino agradeceu ao Dr. Alceu pela disposição em compartilhar os detalhes do projeto: “Reconheço o esforço e empenho do Dr. Alceu. Com certeza ele é a pessoa certa, no lugar certo. Conheci ele logo no início do meu mandato, em 2020, quando ele coordenava a área de Saúde Mental do município e desde então testemunho a sua dedicação e cuidado com cada detalhe dos projetos que se envolve.”

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino destinou uma emenda no valor de 100 mil reais ao CERTA, verba que foi utilizada para a montagem da Sala de Interação Neurosensorial e Lúdica. Este ano a parlamentar fará a entrega de outra emenda de igual valor para o Centro, totalizando 200 mil reais.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228