Presidência

Chama crioula é acesa no CTG da Câmara Municipal

  • Presidente Márcio Bins ELy recebe a Chama Crioula de cavalarianos do MTG juntamente a vereadores e autoridades e visitam exposição alusiva ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi.
    Bins Ely e Comandante Nádia acenderam a chama no CTG da Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Presidente Márcio Bins ELy recebe a Chama Crioula de cavalarianos do MTG juntamente a vereadores e autoridades e visitam exposição alusiva ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi.
    Exposição está instalada no térreo da Casa (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Vereadores de Porto Alegre receberam nesta terça-feira (14/09) a Chama Crioula, que marca o início dos festejos da Semana Farroupilha. A centelha chegou à Câmara Municipal por volta do meio-dia, trazida pelos cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista. O presidente Márcio Bins Ely (PDT), ao lado das vereadoras Comante Nádia (DEM) e Cláudia Araújo (PSD), acendeu o candeeiro que ficará no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Maurício Sirotsky Sobrinho até o fim das festividades. Este foi o primeiro evento tradicionalista desde a inauguração do novo galpão crioulo, em 2019.

O presidente lembrou da ligação que tem com o tradicionalismo e destacou a importância de a Câmara celebrar os festejos farroupilhas. “Hoje reafirmados o compromisso do legislativo com a tradição gaúcha. É muito importante e revelante manter a chama da nossa tradição acesa”, frisou. 

A condução da chama até o galpão crioulo foi realizada pelo coordenador da Primeira Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS), Luis Henrique Petersen Lamaison. “Para nós, é motivo de satisfação sermos recebidos nesta Casa para cultivar este movimento que já dura 74 anos. Vamos continuar mantendo esta chama acesa no coração de todos os gaúchos”, acrescentou o coordenador. 

Exposição 

Ao final do evento, o presidente inaugurou a exposição Anita & Garibaldi, localizada no saguão térreo da Câmara Municipal.  A exposição é uma a contribuição da Casa aos festejos da passagem do bicentenário de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, protagonista da Revolução Farroupilha, ao lado de Giuseppe Garibaldi.

CTG  

A construção do novo CTG começou em 2018, na gestão do então presidente Valter Nagelstein, foi concluída por Mônica Leal (PP) em 2019 e teve suas chaves entregues em 2020 na gestão de Reginaldo Pujol. O espaço na Câmara recebeu o nome de CTG Maurício Sirotsky Sobrinho.

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)