CIDADE

Saint Patrick’s Day leva 10 mil pessoas ao 4º Distrito

Festa alegre e ordeira movimentou 14 bares da região formada pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá

  • Festa de São Patrício no 4° Distrito, Em Porto Alegre. Foto: Cesar Lopes/ PMPA
    Banda levou alegria com músicas tipicamente brasileiras, dando um tempero carnavalesco ao evento. (Foto: Cesar Lopes Fotografo)
  • Festa de São Patrício no 4° Distrito, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 17. Foto: Cesar Lopes/ PMPA
    Milhares de pessoas curtiram a Festa de São Patrício no 4° Distrito, em Porto Alegre, na noite desta quinta, 17. (Foto: Cesar Lopes Fotografo)

Foi uma noite em que o sonho se tornou realidade e a teoria virou prática. Há anos o 4º Distrito, região que engloba cinco bairros em Porto Alegre, tem a sua vocação para o entretenimento e a inovação espalhada aos quatro ventos. Mas poucos eventos demonstravam isso realmente. Nesta quinta-feira à noite, 17 de março, data oficial do Saint Patrick’s Day, o 4º Distrito recebeu cerca de 10 mil pessoas, que aproveitaram uma programação cultural intensa em 14 bares e dezenas de ambulantes dos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá.

“Foi uma noite de consagração para todos que acreditam ser o 4º Distrito o local ideal para festas democráticas, usando as ruas da região para atrair os porto-alegrenses e turistas de outras cidades”, comemora o vereador Ramiro Rosário (PSDB), que mediou a transferência da festa de São Patrício do Moinhos de Vento e da Cidade Baixa para o 4D. “Chegamos a um consenso bom para todos, moradores, empresários e prefeitura, que se mostrou absolutamete acertado”, diz Ramiro.

Carlos Kolesny, Aline Sales e Ramiro Rosário:
Carlos Kolesny, Aline Salles e Ramiro Rosário: "Somos todos 4D". 



O resultado da concentração do St. Patrick’s Day no 4º Distrito foi um sucesso, com o dobro do público esperado. “O evento terminou dentro do horário previsto, meia-noite, e não houve tumultos como ocorriam no Moinhos e Cidade Baixa. Para o ano que vem, bares precisarão se organizar para diminuir as filas e terem mais banheiros. Meus parabéns ao Quarto POA, produtora responsável pelo evento, e a todo time da prefeitura. A organização funcionou do início ao fim. Nesta sexta de manhã, as ruas estavam limpas e em ordem. Que tenhamos mais eventos neste nível no 4º Distrito!”, afirma Ramiro, que é presidente da Frente Parlamentar do 4º Distrito.

A transferência de local da festa começou em uma reunião, no último dia 25 de fevereiro, articulada por Ramiro, unindo empresários e a prefeitura. A partir desse encontro, amadureceu a ideia de centralizar a festa do santo padroeiro da Irlanda em uma região da cidade – e não mais em 9 bairros, como aconteceu em 2019. Em 2020, inicialmente a festa estava programada para 11 bairros, mas houve cancelamentos da prefeitura após pedidos de moradores dos bairros Cidade Baixa e do Moinhos de Vento. No ano passado, em razão da pandemia, todos os eventos foram cancelados.

Neste ano, micro-ônibus levaram, sem custo, os participantes por quatro paradas estratégicos entre a Rua Álvaro Chaves e o Shopping DC Navegantes. Mas a preferência do público foi por caminhar a pé pelas ruas da região. Nas sacadas, os moradores saudavam os visitantes, tudo na mais perfeita ordem. Uma banda com cerca de 20 integrantes levou alegria com músicas tipicamente brasileiras, dando um tempero carnavalesco ao evento. “O 4º Distrito é a nova região do Saint Patrick's Day em Porto Alegre. No próximo ano, a festa seria ainda melhor e maior”, destaca o empresário Wayner Bechelli, fundador do Quarto POA, que organizou o evento.

Ramiro Rosário e Arthur Schreiber com o empresário Wayner Bechelli (ao centro), fundador do Quarto POA, que organizou o evento. Foto: OAJ
Ramiro Rosário e Arthur Schreiber com o empresário Wayner Bechelli (ao centro), fundador do Quarto POA, que organizou o evento. Foto: OAJ
Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)