Apreciação Terminativa

Cinco projetos são aprovados pelas comissões da Casa

  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador João Bosco Vaz.
    Vereador João Bosco Vaz (PDT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul – SINDJUS/RS justifica à sociedade a greve do Judiciário. Na foto, vereador Adeli Sell.
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram cinco projetos de lei, nas comissões permanentes da Casa, por meio do processo de Apreciação Terminativa. Conforme resolução da Casa, essas propostas não têm necessidade de votação em plenário.

RUA I - De autoria do vereador Cassiá Carpes (PP), denomina Rua Tapir Rocha o logradouro não cadastrado conhecido como Rua K – Vila Esmeralda –, localizado no Bairro Lomba do Pinheiro. De acordo com a lei, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Político de grande destaque, comprometido com o seu povo!" Tapyr Tabajara Canto da Rocha nasceu em Porto Alegre, no dia 29 de abril de 1928, e faleceu na mesma cidade, em 16 de abril de 2000. Foi vereador, prefeito de Viamão e deputado estadual no Estado do Rio Grande do Sul.

RUA II - Da vereadora Lourdes Sprenger (MDB), denomina Rua Park Plaza o logradouro público não cadastrado conhecido como Rua Dois Mil, Setecentos e Dezesseis, localizado no Bairro Jardim Carvalho. Segundo a vereadora, a lei tem como objetivo facilitar o deslocamento e o acesso dos moradores que lá residem, pretendendo viabilizar sua localização exata, e destaca que tal logradouro já se encontra registrado como Rua Park Plaza no endereço eletrônico do Google, sendo utilizado pela população, pelos profissionais de aplicativos de transporte e de entregas como forma de localização.

PRAÇA - Do vereador Airto Ferronato (PSB), denomina Praça Fabiano Dutra o logradouro público não cadastrado conhecido como Praça Dois Mil, Cento e Trinta e Quatro, localizado no Bairro Farrapos. A lei prevê que as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Tradicionalista e peão campeiro". Fabiano Dutra nasceu no dia 10 de março de 1977, em Porto Alegre, e faleceu em 1º de dezembro de 2009. “Em seus 32 anos de idade, conquistou mais de 120 troféus, participando de diversos rodeios tradicionalistas em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul, defendendo sempre as cores do CTG Vaqueanos da Tradição e a cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul”, diz Ferronato.

INDICAÇÃO I - De João Bosco Vaz (PDT), sugere ao prefeito municipal a construção de uma Pista Oficial de Patinação na Orla do Guaíba, Trecho 3. Segundo o vereador, a revitalização do Trecho 3 da Orla do Guaíba prevê uma intervenção em 14,6 hectares ao longo da orla, entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o Parque Gigante, na avenida Beira-Rio. Com investimento orçado em R$ 57,1 milhões, o projeto contempla a construção de 27 quadras de futebol, tênis, vôlei de praia e tênis de praia, academia ao ar livre e uma pista de skate, considerada a maior da América Latina. Ainda de acordo com Vaz, a iniciativa tornará Porto Alegre a primeira cidade brasileira a possuir pista pública de patinação, com medidas oficiais.

INDICAÇÃO II - Proposto por Adeli Sell (PT), sugere ao governador do Estado a realização, no âmbito de Porto Alegre, por meio da CEEE, de atos que visem à manutenção ou substituição da fiação da iluminação na esquina da Rua João Teles com a Avenida Oswaldo Aranha, pois os fios encontram-se emaranhados nos postes de luz, causando pânico nos moradores, devido à insegurança gerada pelo risco de incêndio.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)