Pauta

Cinco vereadores assumem titularidade nesta sexta

Vagas foram abertas por eleitos à Câmara Federal e à Assembléia Legislativa.

Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho.
Palácio Aloísio Filho, na Avenida Loureiro da Silva, sede da Câmara de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tomam posse, nesta sexta-feira (1º/2), na Câmara Municipal de Porto Alegre, assumindo a titularidade, os vereadores Karen Santos (PSOL), Hamilton Sossmeier (PSC), Engenheiro Comassetto (PT), Nelcir Tessaro (DEM) e Luciano Marcantônio (PTB). A cerimônia será realizada no Salão Adel Carvalho, a partir das 10 horas. A vereadora Mônica Leal (PP), presidente do Legislativo da Capital, deverá conduzir os trabalhos. Esta sexta-feira também marca o retorno das atividades legislativas, após o recesso parlamentar no período de 23 de dezembro a 31 de janeiro.

Os novos titulares da Câmara porto-alegrense substituem a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que assume cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília, e os vereadores Rodrigo Maroni (Pode), Dr. Thiago Duarte (DEM), Sofia Cavedon (PT) e Elizando Sabino (PTB), eleitos para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no pleito de outubro de 2018. Todos já encaminharam à Mesa Diretora a sua renúncia, a partir de 1º de fevereiro deste ano, às vagas que ocupavam desde a eleição de 2016.

Suplentes

Luciano Marcantônio, contudo, deverá, ao assumir a titularidade nesta sexta-feira, se licenciar para continuar a exercer cargo na Secretaria Municipal da Infraestrutura e Mobilidade (Smim) na prefeitura de Porto Alegre. A vaga do partido na Câmara será ocupada, então, pelo suplente Rafão Oliveira (PTB).

Já Cláudio Conceição, que era o primeiro suplente da coligação PSD/PHS/DEM, passou a titular em dezembro passado após o falecimento de Tarciso Flecha Negra (PSD), ocorrido no dia 5 daquele mês. Por esse motivo, com a renúncia do Dr. Thiago Duarte, o então segundo suplente Nelcir Tessaro (DEM) assume cadeira na condição de vereador.

Outra suplente que está exercendo a vereança, desde do dia 8 de janeiro, é Lourdes Sprenger (MDB). Ela assumiu vaga por licenca da titular Comandante Nádia (MDB) que se afastou para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Social. Lourdes já havia exercido a vereança nesta Legislatura, entre abril e setembro de 2018, por licença de Idenir Cecchim (MDB).

Também exerce mandato na Câmara Municipal, desde o inicio desta legislatura, o suplente Moisés Barboza (PSDB), que ocupa vaga de Ramiro Rosário (PSDB). Titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Rosário assumiu em janeiro de 2017 e desde então passou a exercer atividades no Executivo, ficando a cadeira no Legislativo a cargo de Moisés.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:legislaturatitularidadeposse