Sessão Solene

Ciro Gomes é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Ciro Gomes, proposta pelo vereador Mauro Zacher.
Ciro Gomes e Mauro Zacher na entrega do título de Cidadão de Porto Alegre (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

O ex-governador do Ceará e pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título, proposto pelo vereador Mauro Zacher (PDT), foi entregue em cerimônia realizada hoje (8/6) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A Sessão Solene, prestigiada por autoridades, amigos e correligionários, foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Idenir Cecchim (MDB).

Zacher lembrou que é reservado ao propor homenagens, mas disse que, desta vez, correria o risco de ser exagerado ao falar de Ciro Gomes. "Há 20 anos, era um estudante de Direito e, junto com alguns colegas, decidimos fazer um debate com os presidenciáveis. Pois o Ciro foi lá participar."

Ao falar da crise econômica e social na qual está o país, Zacher lembrou que as idéias e ações de Ciro em sua carreira política o credenciam para liderar um novo modelo de governo para o Brasil. "O povo busca racionalidade, algo que possa lhe trazer esperança na classe política. A eleição passa, mas um projeto de nação tem de ser perene e sustentável", afirmou o vereador.   

"O que Ciro fez por Porto Alegre? Se todas as razões já ditas não forem suficientes, o bem que ele fez pela educação brasileira já seria. "Levou o exemplo de Sobral ao Brasil. E todos os secretários de Educação de Porto Alegre pediram uma passagem para visitar Sobral, conhecer o que se fez lá e trazer para aplicar aqui."

Compromisso

Ciro disse que recebe o título com orgulho e prazer. "Quando me disseram que a Câmara de Porto Alegre, por sua unanimidade, me concedera o título, me perguntei: por qual razao? Por gratidão? Por liberalidade do Mauro? Não. Me deram o título porque querem me comprometer com Porto Alegre e com o RS. Pois digo que aceito com muito prazer este compromisso."

O ex-governador também traçou um breve histórico das lutas que fizeram o Brasil romper com o modelo oligarca e tacanho existente até o início do século 20. E lembrou a figura de Getúlio Vargas, "um destes 'gaudérios' que em 1930 imaginaram um Brasil moderno, industrial, com um povo capacitado pelo saber". Agora, acrescentou, é hora de um novo rompimento, de desmontar um modelo baseado na especulação financeira e no consumismo. 

Ao falar do Rio Grande do Sul, lamentou que hoje o Estado esteja sufocado por uma dívida pública que considera extremamente injusta. Assim como disse que agora estava comprometido com Porto Alegre, se comprometia também com o Rio Grande, na luta contra "este endividamento imoral" que afeta o Estado. "Assumo o compromisso de estar na luta junto daqueles que vão libertar o Rio Grande deste fardo."

História

Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Aos 4 anos de idade, sua família mudou-se para Sobral, Ceará, onde Ciro cresceu e estudou. Em Fortaleza, passou em primeiro lugar no vestibular, participou do movimento estudantil, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tornou-se professor universitário.

Aos 24 anos de idade, Ciro ingressou na vida pública, elegendo-se deputado estadual no Ceará, em 1982. Em 1986, reelegeu-se deputado estadual. Em 1988, com apenas 31 anos de idade, foi eleito prefeito de Fortaleza, o mais jovem da história da capital cearense. Elegeu-se governador do Ceará em 1990, o mais jovem da história do País. Aumentou o PIB do Ceará em 32,5%. Quitou a dívida mobiliária do Estado. Realizou o Canal do Trabalhador (110km de extensão) em apenas três meses, que ajudou a resolver o problema de abastecimento de água de Fortaleza e da região metropolitana. Deixou o governo estadual com 74% de aprovação.

Em 1994, assumiu o Ministério da Fazenda para comandar a economia e conter ataques especulativos que ameaçavam o Plano Real. Após deixar o Ministério da Fazenda, foi estudar nos Estados Unidos como pesquisador-visitante da Escola de Direito de Harvard. Em 2003, foi convidado pelo então presidente Lula para ser ministro da Integração Nacional. Tirou do papel e iniciou a Revitalização e Transposição do Rio São Francisco. Em 2006, foi o deputado federal mais votado do Brasil, proporcionalmente, com 667.830 votos. Ciro comandou a Secretaria de Saúde do Ceará de setembro de 2013 a dezembro de 2014, a convite do governador Cid Gomes. Em 2018, disputou a eleição presidencial, tendo como vice a senadora Kátia Abreu, alcançando o terceiro lugar na disputa. Em Porto Alegre, fez 154.701 votos, representando 19,37% dos votos válidos no Município.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)