SESSÃO SOLENE

Cláudio Bier é Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Claudio Affonso Amoretti Bier.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Claudio Affonso Amoretti Bier.
    Cláudio Bier (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta segunda-feira (11/12), a Câmara Municipal outorgou o título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário Cláudio Bier. O título havia sido proposto pelo vereador Mauro Zacher (in memoriam) e foi entregue agora por iniciativa do vereador João Bosco Vaz (PDT). A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi presidida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB).

Bosco destacou que a solenidade de entrega do título “é uma noite de resgate da história pessoal e profissional de um cidadão que contribui para o desenvolvimento do nosso município”. Ele fez referência ao falecimento de Zacher, proponente da homenagem: “a gente sabe que a vida é um sopro, mas foi injusto Mauro Zacher, tão jovem, ter que deixar esta Terra”. 

O vereador ressaltou que, quando um título é aprovado por unanimidade pela Câmara, como foi o caso de Bier, a homenagem “ganha uma amplitude maior, pois é a cidade de Porto Alegre que reconhece o valor” do novo Cidadão da Capital. Bosco destacou o impacto positivo de um empresário na sociedade ao “gerar empregos, impostos e divisas” e elogiou Bier por fazer parte do grupo de “pessoas que colocam a mão na massa, que geram empregos, que reconhecem a necessidade de a sociedade, para se desenvolver, ter pessoas de bem”.

Bier agradeceu a homenagem e afirmou que “receber esta distinção da cidade que me acolheu, e que eu adoro, é um orgulho muito grande”. Ele relatou ter vindo para Porto Alegre para estudar, aos 11 anos, mudando-se antes de seus irmãos mais velhos. “Ironia do destino, todos os meus irmãos se formaram, e eu não. Tirei a faculdade da vida”, disse. 

“Minha vida foi feita de desafios”, ressaltou. Ele destacou que, aos 81 anos, segue empreendendo: “Continuo enfrentando desafios. Gosto deles, me sinto bem”. Bier contou histórias de sua trajetória, como a proposta, feita diretamente ao então governador Olívio Dutra, de uma área para exposição de máquinas e implementos agrícolas na Expointer. Ao final, ele agradeceu a presença de sua família e de seus amigos na solenidade: “Uma vida sem amigos é uma vida em preto e branco, não existe”.

Histórico

Cláudio Affonso Amoretti Bier nasceu na cidade de Santo Antônio da Patrulha, em 1942, filho de Luiz Adolfo Bier e Octavilina Amoretti Bier. É casado, tem dois filhos e quatro netos. Ainda na adolescência, mudou-se para Porto Alegre para concluir seus estudos. Autodidata, sempre demonstrou vocação para competências ligadas à indústria e ao comércio, e, desde suas primeiras atividades profissionais, percebia-se seu talento empreendedor. Iniciou seus empreendimentos no setor moveleiro em Santa Catarina e retornou ao Rio Grande do Sul em 1992, quando comprou a Masal – Máquinas Agrícolas Santo Antônio da Patrulha Ltda – que estava praticamente falida. Em pouco tempo, Bier reestruturou a empresa e a Masal reconquistou sua saúde financeira. A Masal é, atualmente, uma empresa globalizada, com importantes atividades comerciais na China, Turquia e países da América Latina.

Em 2020, idealizou a primeira edição da Expointer Digital Máquinas Agrícolas, sendo pioneiro no formato virtual do evento – que contou com mais de 42 mil acessos e visita de 27 países. No campo social, tem sido parceiro de instituições como o Complexo Hospitalar da Santa Casa, onde é membro do Corpo Administrativo Consultor. Ainda atua junto ao Sport Club Internacional, como conselheiro, há 25 anos; também já ocupou a vice-presidência do clube e do Conselho Deliberativo. Atualmente, Bier é diretor-presidente da Masal, é presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas, em sua 4ª gestão, e é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)
João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)