HOMENAGEM

Claudio Bier será Cidadão de Porto Alegre

Parlamentares aprovaram por unanimidade proposta que havia sido protocolada pelo então vereador Mauro Zacher

Plenário
Presidente do Simers é reconhecido pelos vereadores por sua atuação em na capital gaúcha

A Câmara Municipal aprovou o projeto que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário Cláudio Affonso Amoretti Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers). a matéria desarquivada pelo vereador João Bosco Vaz (PDT) foi apresentada pelo vereador Mauro Zacher, que faleceu a pouco mais de um ano. Bier nasceu na cidade de Santo Antônio da Patrulha, em 1942. 

Agora, o processo passa pela redação final e será enviado para o Executivo Municipal para a sanção da lei. A entrega do diploma acontecerá em Sessão Solene, em data a ser definida entre o vereador proponente e o agraciado com o Título conforma agenda disponível no setor de eventos do Legislativo.

Sobre o homenageado

Filho de Luiz Adolfo Bier e Octavilina Amoretti Bier, ainda na adolescência, mudou-se para Porto Alegre para concluir seus estudos. Casado com a Dra. Rejane Bier Advogada, tem 2 filhos e 4 netos.

Autodidata, sempre demonstrou vocação para competências ligadas à indústria e ao comércio, e, desde suas primeiras atividades profissionais, percebia-se seu talento empreendedor. Iniciou seus empreendimentos no setor moveleiro em Santa Catarina e retornou ao Rio Grande do Sul em 1992, quando comprou a Masal – Máquinas Agrícolas Santo Antônio da Patrulha Ltda – que estava praticamente falida.

Em pouco tempo Cláudio Bier reestruturou a empresa e a Masal reconquistou sua saúde financeira. Em 2001 adquiriu a Fundição Jacuí, de Cachoeira do Sul, que também se encontrava em situação falimentar e sanou as dívidas da empresa, hoje uma importante empregadora da região.

Em 2002 realizou os primeiros negócios com a China, iniciando o processo de internacionalização da empresa. A Masal é, atualmente, uma empresa globalizada, com importantes atividades comerciais na China, Turquia e países da América Latina.

Há dez anos construiu na cidade de Farroupilha um complexo industrial com Tecnologia de Ponta – MASAL Farroupilha. No ano de 2018, o empreendedor nato ampliou seus negócios para área de navegação, quando comprou o Estaleiro Colorado, na cidade de Taquari, onde seus dois navios graneleiros estão sendo restaurados e em breve estarão prontos para navegar.

Em suas atividades ligadas à representação de classe Claudio Bier é presidente do Simers – Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas, entidade em que estão filiadas 62% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil; sempre eleito com unanimidade em reconhecimento a seu trabalho e dedicação aos interesses do setor.

Como presidente do Simers, estabeleceu convênio com a secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, resultando, entre outras conquistas, na abertura de uma área específica para máquinas agrícolas na Expointer, setor que até aquele momento não tinha a visibilidade merecida. Como consequência, hoje o segmento representa mais de 90% do faturamento da feira.

Em 2020, idealizou a primeira edição da Expointer Digital Máquinas Agrícolas, sendo pioneiro no formato virtual do evento - que contou com mais de 42 mil acessos e visita de 27 países. No campo social tem sido parceiro de instituições como o Complexo Hospitalar da Santa Casa, onde é membro do Corpo Administrativo Consultor como – Irmão Mesário. Ainda tua junto ao Sport Clube Internacional, sua “paixão”, como Conselheiro há 25 anos e onde já ocupou a vice-presidência do Clube e também do Conselho Deliberativo.

Seu mais novo Hobbie são os cavalos no Joquei Clube de Porto Alegre. Atualmente, Claudio Affonso Amoretti Bier é diretor presidente da Masal, presidente do Simers, em sua 4ª gestão, e vice-presidente da Fiergs.

#cidadaodeportoalegre #portoalegre #homenagem #cmpapoa

 

 

Texto

Milton Gerson (reg.prof 6539)

Edição

Milton Gerson (reg.prof 6539)