CMAS pede prioridade do Poder Público à assistência social
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) solicitou em audiência, nesta quinta-feira (8/02), à Câmara Municipal maior discussão quanto aos Orçamentos que passam pela Casa destinados à assistência social, à participação dos vereadores nas pré-conferências sobre efetivação do Plano Nacional de Assistência Social e à solicitação de dois funcionários (dois titulares e dois suplentes) do Poder Legislativo Municipal na composição do Conselho. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Lopes Rodrigues, disse que o Orçamento para a assistência social aprovado para 2007 não será suficiente para a realização das ações sociais neste ano, pois o recurso/orçamento no valor de R$ 500 mil foi destinado somente à Casa de Convivência do Idoso e o Serviço de Atendimento Sócio-Educacional (Sase).
A conselheira lembrou que a Prefeitura alega ter investido mais recursos no campo de assistência social. Não entendemos por que quando as demandas retornam, sob alegação de indisponibilidade orçamentária, após terem sido deliberadas nas assembléias do Orçamento Participativo. Maria Lopes disse também que com a participação dos vereadores nas ações do Conselho, como as pré-conferências, eles estarão mais sensibilizados e preparados para debater o assunto com a sociedade e torná-lo prioridade.
A presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), afirmou que irá providenciar os representantes da Casa para fazerem parte do Conselho, aumentando assim a interligação com essa instância. Maria Celeste pediu aos integrantes do Conselho para que desse um maior monitoramento sobre a situação dos moradores de rua da Capital. Pedimos que os membros do conselho nos forneçam as deliberações das demandas do dia-a-dia para que possamos auxiliar na resolução destes problemas.
Alessandra Obem (reg. prof. 6784)