CAUSA ANIMAL

Combate a Zoonoses foi pauta do Seminário no Julho Dourado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente de Porto Alegre

  • Evento sobre prevenção a zoonoses
    Evento sobre prevenção a zoonoses
  • Seminário sobre combate a zoonoses foi no plenário Ana Terra
    Seminário sobre combate a zoonoses foi no plenário Ana Terra
No Dia Mundial de Combate a Zoonoses (6/7), realizamos o Seminário que propus sobre “Políticas públicas e ações eficientes para prevenção de doenças graves e zoonoses”. Especialistas falaram sobre patologias que atingem seres humanos e animais. Eles também ressaltaram a importância dos cuidados com a proteção animal e o meio ambiente. O evento foi realizado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (Cosmam) no plenário Ana Terra.
A Médica Veterinária da Equipe de Zoonoses e Vacinação da Prefeitura de Porto Alegre, Renata Casa Nova, alertou que a raiva é uma doença que pode chegar a 100% de letalidade, se não for tratada e que tem um alto custo social e econômico. Ela também falou sobre esporotricose, doença pode afetar humanos e animais e que a infecção se dá, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa.
O Médico Veterinário do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Lucas Corrêa Born, disse que a leishmaniose é uma doença infecciosa, transmitida principalmente pelo mosquito palha e que também atinge humanos e animais. Cães são as espécies mais atingidas. A prevenção se dá pela eliminação da presença do vetor, uso de coleiras repelentes e vacina (mas que a aplicação está suspensa temporariamente).
O Médico Veterinário e professor da Faculdade de Veterinária da Ufrgs, João Fábio Soares, explicou que a febre maculosa é transmitida pelo carrapato estrela. Disse que este carrapato é característico da região sudeste e não é encontrado no RS, porque tem ligação com biomas e ambientes diferentes, com enfermidades distintas.
A médica veterinária Lisandra Dornelles trabalha com a ONG Médicos Veterinários de Rua e destacou a importância do registro de enfermidades encontradas, publicação de trabalhos sobre doenças e a necessidade de se investir na Educação da população para disseminar informações sobre zoonoses.