Sessão Solene

Comunidade Evangélica de Porto Alegre recebe a Comenda Porto do Sol

Sessão Solene de Entrega Comenda Por do Sol a Comunidade Evangélica de Porto Alegre
Wunsche exibe a Comenda recebida pela entidade que preside (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA) recebeu hoje (9/8), em Sessão Solene na Câmara Municipal, a Comenda Porto do Sol. A distinção - mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam na sociedade civil - foi proposta pelo vereador Cassiá Carpes (PP). A sessão foi presidida pelo vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Cassiá destacou que a CEPA desenvolve serviços educacionais e assistenciais a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando o convívio e a assimilação de valores éticos e humanísticos para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o acesso aos demais direitos sociais. "Ao promover ações de caráter educativo, preventivo, protetivo e proativo, preocupa-se desde seus primórdios com o bem-estar da comunidade local", acrescentou Cassiá. Entre os projetos desenvolvidos pela comunidade, o vereador ressaltou o trabalho da Oficina do Pão. "Foi através dele que conheci a CEPA. Fui lá, vi o trabalho - realizado numa casa simples na Glória - e por isso o escolhi para ajudar com a destinação de recursos por meio de emendas ao orçamento municipal.

Para o presidente da CEPA, Carlos Wunsche, é "bom ter o trabalho conhecido e reconhecido na cidade". Lembrou que a entidade participa da vida da Porto Alegre há 166 anos realizando atividades educacionais, sociais e assistenciais. Na educação, Wunsche disse que são 5,5 mil alunos nas unidades administradas pela CEPA, sendo que 1,5 mil deles têm bolsa parcial ou total. Nas ações sociais, destacou a distribuição, apenas em 2021, de 14 mil cestas básicas a famílias afetadas pela crise causada pela pandemia. "Esta comenda expressa o reconhecimento público ao serviço de amor ao próximo praticado pela CEPA ao longos de seus 166 anos história", concluiu Wunsche.

História

A CEPA é uma associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, com sede no Centro Histórico da Capital. Desenvolve serviços educacionais e assistenciais a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade. Foi fundada em 17 de fevereiro de 1856 e está ligada à presença de imigrantes alemães no Sul do Brasil. Os estabelecimentos mantidos pela CEPA são constituídos de instituições de ensino, instituições de educação infantil e assistência social e centros culturais. O público atendido varia de acordo com o contexto familiar, social, econômico e cultural em que a unidade de ensino e/ou social está inserida, sendo alunos concluintes e qualificados para prestar exames de seleção para o ensino superior e também crianças e adolescentes que estão expostas à negligência, abusos, conflitos familiares e outras violências. 

Atualmente, a CEPA mantém as seguintes unidades educacionais e Sociais: Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, Colégio Sinodal Tramandaí; Colégio Sinodal do Salvador; Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Lupicínio Rodrigues; Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Eugênia Conte; Instituição de Educação Infantil e Assistência Social CEDEL; Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano; Casa de Passagem São Lucas; Lar Parque Schwaderer; e Oficina do Pão. Estas unidades atenderam no ano 2021 uma média diária de 5.507 crianças.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)