Plenário

Construção do prédio anexo da Câmara começa no 1º semestre de 2015

Arquiteto Daniel Corsi da Silva apresentou detalhes do projeto vencedor Foto: Cristiane Moreira
Arquiteto Daniel Corsi da Silva apresentou detalhes do projeto vencedor Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
No Dia do Arquiteto, comemorado nesta quinta-feira (11/12), o vencedor do concurso que escolheu o melhor projeto arquitetônico para a construção do prédio anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre, arquiteto Daniel Corsi da Silva, integrante do Escritório Corsi Hirano Pardo Sauaia, de São Paulo, apresentou aos vereadores um vídeo com os detalhes da melhor proposta escolhida por meio de concurso público. O resultado foi divulgado no dia 13 de novembro em solenidade realizada no Plenário Otávio Rocha.
 
Daniel elogiou a concepção do concurso e a forma como o Instituto dos Arquitetos de Brasil, secção Rio Grande do Sul (IAB/RS), conduziu os trabalho junto à Câmara Municipal de Porto Alegre. Explicou a forma com que se pensou a obra, levando em conta a forma coletiva na utilização do anexo. O objetivo, segundo ele, é fazer com que o prédio acolha os servidores e o público que diariamente circula pela Casa.

O arquiteto disse que o estilo moderno do Palácio Aloísio Filho, atual prédio da Câmara, contribuiu para a definição de uma proposta contemporânea. “Primamos pelo bem-estar das pessoas que estarão lá dentro para que se sintam confortáveis durante o seu uso, dialogando com a paisagem do Guaíba”, disse Daniel, explicando a ideia inicial do projeto debruçado sobre o Parque da Harmonia, de frente para o rio Guaíba e cercado pela cidade. “Ele estará perfeitamente integrado à arquitetura do Centro Histórico da Capital”, reforçou. 

Vice-presidente do IAB/RS, Ednezer Flores reforçou a ideia de que o concurso foi a melhor forma para escolher o melhor projeto. O presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), ressaltou a espera pela ampliação da Casa: “Há mais de 20 anos que estamos na expectativa pela construção do anexo da Casa”, disse Professor Garcia (PMDB), confirmando que o início das obras está prevista para o final do primeiro semestre de 2015.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)