Contadores comemoram 61 anos da profissão
O presidente do Sindicato dos Contadores do Estado (Sindiconta/RS), Salézio Dagostin, ocupou nesta quinta-feira (21/9) a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, quando falou sobre a passagem dos 61 anos da implantação do curso de Ciências Contábeis no país. O curso foi criado em 22 de setembro de 1945. Dagostin falou sobre a responsabilidade social da profissão e lembrou que a profissão é bastante temida pelos corruptos. Onde a contabilidade é bem organizada, não há espaço para atos ilegais.
Dagostin destacou que é a contabilidade que dá vida à pessoa jurídica através das informações que fornece à sociedade. As pessoas só se preocupam com a contabilidade quando algum agente econômico está quebrando, mas não percebem o trabalho do contador durante o processo normal. Explicou que cabe ao contador analisar as informações e sugerir o que a pessoa jurídica deve fazer para manter suas operações em ordem. A contabilidade é uma das profissões mais importantes do mundo. Ela faz com que toda a riqueza que produzimos possa circular.
Em nome de suas bancadas falaram os vereadores João Carlos Nedel (PP), Professor Garcia (PPS), Cláudio Sebenelo (PSDB), José Ismael Heinen (PFL), Ervino Besson (PDT), Adeli Sell (PT), Bernardino Vendruscolo (PMDB). A sessão foi presidida por Luiz Braz (PSDB).
Marco Marocco (reg. prof. 6062)