Cooperativados da Vila Verde lutam por regularização

Parlamentares que integram a Comissão de Urbanização Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre ouviram, na manhã desta terça-feira (22/4), o representante da cooperativa Jardim Vila Verde. A comunidade localizada nas imediações da Avenida Juca Batista, próximo ao nº 7557 luta por melhorias de infraestrutura e regularização fundiária. O encontro foi presidido pelo vereador Paulinho Motorista (PSB).
Representando as cerca de 160 famílias que vivem no local, Jair Dias destacou que a comunidade não possui saneamento básico. Não tem rede de esgoto e o abastecimento de água é precário, pois só atende a metade das casas, explicou.
Dias informou ainda que expedientes foram abertos no Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), mas que até o momento nenhuma resposta concreta foi dada à comunidade. O representante da cooperativa Vila Verde também ressaltou que a área foi considerada pelo Ministério Público Estadual como uma sobra da construção da avenida, e sem inscrição no registro de imóveis, o que permitiria aos cooperativados buscar a regularização.
Os órgãos municipais e estaduais foram convidados a participar do encontro desta terça-feira, mas nenhum representante compareceu a audiência da Cuthab. Conforme a vereadora Mônica Leal (PP), demandante da pauta junto à comissão, durante a reunião a assessoria do vice-prefeito Sebastião Melo entrou em contato com o seu gabinete para informar que a ausência se deu em razão do ofício com o convite emitido pelo Legislativo à prefeitura ter chegado no horário em que acontecia a reunião, fato que inviabilizou a convocação dos departamentos e da secretaria envolvidas a tempo. Compareceram também ao encontro da Cuthab os vereadores Delegado Cleiton (PDT) e Alceu Brasinha (PTB).
Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)