COMISSÕES

Cosmam conhece trabalho do Hospital Independência

Vereadores da Cosmam visitam Hospital Independência. Vereadores Jessé Sangalli, José Freitas e Cláudia Araújo. Na foto, com o dr. Angelo Giugliani Chaves, Diretor Técnico
Vereadores conheceram a estrutura do hospital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, nesta quinta-feira (14/10), o Hospital Independência, no bairro Agronomia. Ligado à Rede de Saúde Divina Providência, o hospital trabalha de forma parceirizada com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem atendimento “100% SUS” exclusivo para traumato-ortopedia. O trabalho é realizado no formato de retaguarda, ou seja, a instituição atende pacientes encaminhados pela regulação da SMS e pelo Hospital de Pronto Socorro. Como não existe o serviço de emergência, o hospital não enfrenta o problema de superlotação.

“É uma alegria poder mostrar para a Cosmam o nosso trabalho. Provamos que é possível fazer um SUS de qualidade e de cuidado com a vida. Temos muito orgulho do trabalho que fazemos aqui”, afirmou o diretor técnico do Independência, Angelo Chaves. Conforme ele, o hospital é o que mais realiza cirurgias de traumatologia no Rio Grande do Sul, com cerca de 350 procedimentos ao mês. A instituição também se responsabiliza pela fisioterapia de todos os pacientes operados a fim de garantir uma recuperação mais rápida e eficiente.

Sobre a estrutura, Chaves explicou que, antes da pandemia, o hospital contava com 100 leitos, sendo 90 para internação e 10 de UTI. Em 2020, foi construído um anexo, patrocinado por um grupo de empresas, com 60 leitos Covid. Desses, 34 leitos deverão permanecer na estrutura, ampliando a capacidade de atendimento. Com relação à origem dos pacientes, informou que 65% são oriundos da Capital e 35% do restante do estado, especialmente da região metropolitana. 

A presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Inês Preto, agradeceu a visita da Comissão e destacou que o Independência é um pedaço de uma grande rede de saúde, que conta ainda com três hospitais no interior do estado e, na Capital, com o Hospital Divina Providência, 34 postos de saúde e um ambulatório de terapias alternativas.

 O diretor de Propósito e Desenvolvimento da Rede de Saúde Divina Providência, Mário Jaeger Neto, reforçou que o Independência é a prova de que um hospital do SUS pode ser limpo, organizado e de alta qualidade. Sobre a presença dos vereadores integrantes da Cosmam na instituição, mencionou o ditado que diz que “quem não se aproxima não conhece as necessidades”. Para ele, a aproximação com a Câmara é importante para que os vereadores conheçam a realidade da instituição e possam auxiliar na busca de recursos para ampliação do atendimento e de ação para maior estabilidade aos funcionários do Independência, já que atualmente o contrato com o Município precisa ser refeito a cada ano, gerando expectativa aos mais de 500 funcionários.

Parcerias

Cláudia Araújo (PSD), vice-presidente da Cosmam, falou da alegria em conhecer pessoalmente o hospital para o qual já destina emendas parlamentares há dois anos. “Sei do excelente trabalho realizado, mas não conhecia a estrutura”, afirmou. Dirigindo-se aos representantes do Independência, destacou a importância de se oferecer serviços de reabilitação para as pessoas que ficaram com sequelas graves da Covid-19 e que precisam de atendimento. A parlamentar também disse ser importante ampliar o atendimento de traumato-ortopedia para diminuir as filas de espera por cirurgias. Conforme o diretor Angelo Chaves, o serviço de fisioterapia motora e de respiração para pacientes com sequelas da Covid é uma das propostas presentes no novo contrato apresentado à SMS. “Se o contratado for fechado como propusemos, teremos esse serviço”, afirmou. 

“Observamos que o hospital é muito organizado e presta um serviço importante para a cidade de Porto Alegre”, afirmou o presidente da Comissão, Jessé Sangalli (Cidadania) ao final da visita. Para ele, é importante que o Legislativo conheça o trabalho realizado no local até para destinar emendas impositivas que contribuam com a ampliação do atendimento à população. Sangalli considerou muito interessante a atuação em formato de retaguarda e focado em uma especialiadade, o que garante um atendimento mais qualificado ao paciente.

A visita também foi acompanhada pelo vereadorJosé Freitas (Republicanos), pelo diretor geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, pelo diretor administrativo da Rede, Fabiano Araújo, pelo diretor de Controladoria e Finanças, João Alberto Bertó, e pela diretora administrativa do Independência, Liane Amorim.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)