Comissão

Cosmam debate abandono de animais bravios

Reunião de Comissão para tratar do abandono de cães bravios e as consequências para o município e a sociedade. Proposta pela vereadora Lourdes Sprenger e presidida pelo presidente da Cosmam, o vereador José Freitas, a reunião teve representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), do Gabinete da Causa Animal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e de diversas outras diretorias e orgãos de fiscalização.
Encontro tratou do atendimento aos animais abandonados (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu na manhã desta terça-feira (12/12) para tratar sobre o abandono de animais bravios.  A pauta foi proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB) e o encontro foi conduzido pelo presidente da Cosmam, vereador José Freitas (Republicanos).

Lourdes Sprenger falou sobre a dificuldade que é o encaminhamento para centros de acolhimento de animais bravios, que são abandonados pelos seus donos. “Os tutores, muitas vezes, não sabem que são responsáveis pelo animal e pelos atos cometidos por ele”, informou a vereadora, citando o projeto “K9 Trainer Dogs”, que são treinadores de baixo custo e irão auxiliar nos resgates desses animais em situação de abandono e de maus-tratos.

A secretária da Causa Animal, Patricia Martins, relatou que a situação do gabinete é delicada, tendo mais de 200 animais no canil municipal, além de receberem os animais afetados pelas enchentes na região das ilhas. “Temos mais ou menos 20 bravios. Alguns estão sendo medicados e estão em trabalho de ressocialização, mas há alguns animais que não aceitam e irão passar a vida toda no canil”, disse Patrícia.

O representante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, sargento Homero, explicou que a maior dificuldade da PATRAM é o destino final do animal resgatado após a denúncia do crime. “A gente muitas vezes não sabe para onde levar ou o que fazer com o animal”, disse o sargento. Homero também constatou que durante o veraneio o número de maus-tratos aumenta, pois muitas famílias vão para a praia e deixam seus animais trancados dentro de casa, sem nenhum tipo de cuidado.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)