Cosmam debate ampliação do Laboratório Agropecuário da Capital

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), se reuniu na manhã desta terça-feira (2/6) para tratar sobre a liberação de verbas para a ampliação das instalações do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/RS) na Capital. Proponente da pauta, o vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou a importância da reunião, pois, segundo ele, a entidade necessita de melhorias na sua infraestrutura. "O Lanagro precisa ampliar a sua estrutura física para continuar o seu trabalho de excelência", disse. O vereador ressaltou que é preciso valorizar a utilização dos recursos federais para melhorar a agricultura do estado gaúcho e do país.
A chefe da Divisão Técnica do Lanagro/RS, Priscila Moser, afirmou que a entidade está ligada aos departamentos de fiscalização do Ministério da Agricultura. "No Brasil temos somente seis Lanagro, e Porto Alegre é uma das cidades beneficiadas com o nosso trabalho. Este fato é muito importante para a Capital porque possibilita manter a nossa participação mais ativa nas fiscalizações do Estado", disse. Priscila destacou que há quatro unidades em Porto Alegre, as quais ficam espalhadas pela Capital e cada uma mantém um trabalho específico de cada área agropecuária.
Segundo Priscila, o Lanagro/RS participou de diversas fiscalizações no Rio Grande do Sul, como o polêmico caso do leite compensado e em fraudes de vinhos da serra gaúcha. "Também atuamos em emergências sanitárias, como a febre aftosa, e qualquer outro caso que venha a colocar em perigo a sociedade que consome produtos agropecuários", destacou.
Priscila afirmou que é preciso o desenvolvimento de novas tecnologias para as fiscalizações e também é necessário a melhoria na quantidade de métodos oferecidos. Para isso, segundo ela, é necessário um corpo físico de excelência. Priscila disse que as instalações do Lanagro/RS são insuficientes para as demandas que a entidade está tendo. "Temos colegas cadeirantes, mas não possuímos estrutura para recebê-los em nossos prédios", disse. Segundo ela, para que se possa construir qualquer edificação nova para o Lanagro/RS, é preciso que os recursos, já aprovados, sejam liberados e que a burocracia que envolve as novas edificações sejam sanadas o mais rápido possível.
O coordenador do Lanagro/RS, Aguinaldo Parussolo, destacou o papel do Lanagro/RS nas análises agropecuárias e disse que a entidade está somando esforços junto à Câmara Municipal para que as instalações sejam ampliadas. "Essas novas edificações serão feitas para que a sociedade tenha disponível o nosso trabalho de uma forma mais rica e fundamentada", ressaltou.
O superintendente federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, José Werlang, destacou que a área em que atua o Lanagro/RS é a da defesa agropecuária, desenvolvendo análises e fiscalizando os campos. "As análises são importantes, pois temos de saber se o produto tem algum componente ilegal", disse. José afirmou que as etapas onde se trabalha com alimentos devem ser precisas e, para tanto, é necessário os laboratórios terem estrutura.
O engenheiro do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Paulo da Silva, afirmou que o DEP possui participação na liberação de novas edificações, como as que devem ser destinadas ao Lanagro/RS. "O DEP fará o possível para agilizar o processo de aprovação da construção das novas estruturas da entidade", disse.
Encaminhamentos
A Cosmam organizará uma comitiva e convidará os órgãos envolvidos na ampliação do Lanagro/RS para visitar a sede da entidade. Os vereadores também solicitarão uma reunião com senadores e deputados federais gaúchos para buscar a liberação das verbas para a ampliação. O Corpo de Bombeiros também será contatado para tratar das normativas para a liberação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) para as obras.
Também estavam presentes na reunião os vereadores Mario Manfro (PSDB), Kevin Krieger (PP) e Titi Alvares (PCdoB).
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)