Lixo

Cosmam debate gestão de resíduos e reciclagem na Capital

Pauta discutiu também mais atenção da prefeitura ao recolhimento de lixo na Vila Dique

  • Ampliação do debate sobre a situação do recolhimento do lixo na Vila Dique, discussão sobre contratos dos serviços de triagem e fiscalização de coleta clandestina de materiais recicláveis.
    Catadores e comunidade da Vila Dique questionaram representantes do Executivo presentes à reunião (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Ampliação do debate sobre a situação do recolhimento do lixo na Vila Dique, discussão sobre contratos dos serviços de triagem e fiscalização de coleta clandestina de materiais recicláveis.
    Vereador Jessé Sangalli (Cidadania) presidiu a reunião (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em reunião virtual na manhã desta terça-feira (6/4), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pelo vereador Jessé Sangalli (Cidadania), debateu a questão da gestão de resíduos no município. O debate teve atenção especial para o recolhimento de lixo na Vila Dique, contratos dos serviços de triagem e fiscalização de coleta clandestina de materiais recicláveis. Na oportunidade, os representantes da Associação dos Moradores da Vila Dique, Jorge Mirin, e do Fórum Municipal de Catadoras e Catadores, Alex Cardoso, expuseram as principais demandas das entidades, que foram respondidas pelo representante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Renato Jaguarão.

Em sua fala, Jorge Mirin destacou que há 300 famílias na Vila Dique, sendo que 50% delas vivem da reciclagem e precisam de atenção. “Muitas das famílias estão passando necessidades. Hoje, o recolhimento de lixo vai até a metade da Vila. Necessitamos que o DMLU coloque dois caminhões que cheguem vazios para ir até o fim da Vila e um caminhão exclusivo para retirar o que sobra de resíduos da reciclagem para impedir que eles acabem indo para o valo e sujem o meio ambiente. Também precisamos que a prefeitura disponibilize uma máquina para limpar esses valos”, afirmou.

O representante do Fórum Municipal de Catadoras e Catadores, Alex Cardoso, apresentou propostas para o fortalecimento da reciclagem na cidade, como fiscalização dos clandestinos, decreto para coleta seletiva em grandes geradores e projeto de educação ambiental, entre outros. “O catador é o principal agente de reciclagem. Queremos ser parceiros da Prefeitura e da Câmara. Há 31 anos existe o serviço de coleta seletiva, e muitas pessoas ainda não fazem (a coleta). Deveria haver uma multa para quem não separa o material. Em 2002, tínhamos 14 unidades, com 700 pessoas que recebiam de dois a três salários de renda mensal. Hoje, são 19 unidades, com 492 pessoas, sendo a maioria com menos de um salário”, informou.

Ao abordar a manifestação das entidades, o representante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Renato Jaguarão, afirmou que a pasta está revisando todos os contratos e que, na quarta-feira, "estaremos visitando a Vila Dique junto ao DMLU para resolvermos a questão da entrada do caminhão, a fim de que, neste momento, a gente consiga recolher o descarte, mesmo que irregular. Sabemos das dificuldades das comunidades. O DMLU paga caro por esse serviço e precisamos abastecer as cooperativas. Estamos pedindo para que as lideranças de bairro regularizem os galpões de reciclagem. Na pandemia, estamos fazendo ações de emergência para que a cidade não se torne um gigantesco foco de lixo. Queremos que tudo aconteça de forma correta e que as unidades legalmente registradas recebam o material e façam o seu trabalho social”, pontuou.

De acordo com Sangalli, a Comissão irá sugerir ao Gabinete da Primeira-Dama ou ao Banco de Alimentos a possibilidade de arrecadações também serem dirigidas aos trabalhadores das unidades de triagem, tendo em vista o agravamento das dificuldades com a pandemia.

Também estavam presentes ao encontro os demais vereadores membros da Cosmam - Aldacir Oliboni (PT), Claudia Araújo (PSD), José Freitas (REP), Lourdes Sprenger (MDB) e Psicóloga Tanize Pazzim (PTB) -, além de representantes de entidades ligadas ao tema e outros convidados. Ficou definido que o próximo encontro da Comissão irá tratar da questão das podas de árvores na cidade.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:reciclagemVila Diquelixo secoresíduos