Visita

Cosmam debate novo local para US Lomba do Pinheiro

  • Vereadores da Cosmam visitam a Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro. Com vereadores Jessé Sangalli e Cláudia Araújo.
    Representantes do Executivo mostraram projeto arquitetônico a Jessé Sangalli (c) e Cláudia Araújo (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadores da Cosmam visitam a Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro. Com vereadores Jessé Sangalli e Cláudia Araújo.
    Representantes da comunidade acompanharam a visita (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram, nesta quinta-feira (21/10), a Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro e conversaram com representantes da comunidade que pedem a reestruturação do local e mudança de endereço da Unidade destinada à atenção primária. Estiveram no local o presidente da comissão, Jessé Sangalli (Cidadania), e a vice, Cláudia Araújo (PSD). A pauta foi solicitada pelo vereador Aldacir Oliboni (PT), que também integra a Cosmam.

Sangalli destacou que a Unidade está instalada em um prédio alugado e sem condições de atender as necessidades da população. “Este terreno foi alugado de uma incorporadora, e a adaptação foi incompleta. Há salas de atendimento médico sem janelas e, para que se tenha a respiração adequada, a parte superior é aberta, impedindo a privacidade médico-paciente”, explica.

A Secretaria da Saúde (SMS) já possui um projeto arquitetônico para construção da nova sede junto ao Pronto Atendimento do bairro, em um terreno que deve ser cedido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Também existe a possibilidade de construir a Unidade em um terreno recebido pela prefeitura em contrapartida a um empreendimento, conforme explica a vereadora Cláudia Araújo, que também detalhou as próximas medidas da comissão. 

“Primeiramente, vamos cobrar a legalização da cedência do terreno pela Smed. Depois pediremos ao engenheiro que apresente um esboço de projeto para a outra área disponível e vamos debater com a comunidade qual ela prefere. A partir daí poderemos conversar com a Saúde para intermediar e cobrar a construção da Unidade”, disse.

A comissão vai ainda pedir ao Executivo a lista de obras prioritárias constantes na Lei Orçamentária para entender se a construção do posto pode ser agilizada, visto que a obra já foi aprovada pelo Orçamento Participativo. 

Representando o Executivo, a gerente distrital do Partenon e Lomba do Pinheiro, Cristiane Jovita, lembrou que a demanda da comunidade vem desde o ano de 2013 e que atualmente a unidade está localizada fora do território, obrigando a população a fazer grandes deslocamentos. "Agora, o maior impasse é a definição da verba, que a gente sabe que o custo é elevado, e de onde vai vir o recurso para construção da unidade. O município de Porto Alegre tem muitas demandas de construção de unidades, algumas em condições até mais precárias que a Lomba. A partir da definição de prioridade da Gestão, o setor de engenharia poderá colocar sua energia na elaboração do projeto e definição do recurso”, salientou.

Também fazem parte da Cosmam os vereadores Lourdes Sprenger (MDB), José Freitas (Republicanos) e Psicóloga Tanise Sabino (PTB).

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:distritalLomba do PinheiroUnidade de Saúde