Comissão

Cosmam debate recuperação após a laringectomia

Reabilitação dos pacientes laringectomizados.
Cirurgia de laringe foi o tema de hoje na Comissão de Saúde (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (02/08), para tratar da reabilitação dos pacientes laringectomizados. A pauta foi proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), que conduziu o debate. Segundo a vereadora, a perda da voz laríngea é a principal sequela das cirurgias de laringectomia total. “A voz representa a identidade do indivíduo. Perdê-la significa limitar a interação social, a comunicação por meio de sentimentos, desejos e das características individuais e biológicas.”

A fonoaudióloga do Grupo Hospitalar Conceição Jordana Balbinot ressalta que o câncer de laringe está entre os dez tipos mais incidentes que atingem homens no Brasil. Em casos avançados, é realizada a cirurgia de laringectomia total, onde é retirada toda a laringe. Após o procedimento, o paciente tem como principais mudanças a presença do estoma permanente, perda da voz, perda da capacidade de filtrar, umidificar e aquecer o ar e tem o aumento da secreção e tosse. Dente os métodos de reabilitação existem a laringe eletrônica, que se trata de um equipamento portátil que funciona com baterias recarregáveis, a prótese traqueoesofágica e a voz esofágica. Nos últimos dez anos, 565 pacientes passaram pela cirurgia de laringe no estado.

Representando a Secretaria de Saúde, Francisco Isaias, comentou que há a necessidade da habilitação de entidades hospitalares para o acompanhamento da colocação do equipamento e de toda a linha de cuidados que envolve a reabilitação vocal. “A linha de cuidados começa na atenção primária, vai para os atendimentos de média complexidade e chega na questão hospitalar de alta complexidade. Esta linha de cuidado tem que ser o grande start desta política.”

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)