COMISSÕES

COSMAM debate sobre o Setembro Amarelo

  • Setembro Amarelo PROPONENTE: verª Psic. Tanise Sabino, verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam
    Setembro Amarelo PROPONENTE: verª Psic. Tanise Sabino, verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)
  • Setembro Amarelo PROPONENTE: verª Psic. Tanise Sabino, verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam
    Setembro Amarelo PROPONENTE: verª Psic. Tanise Sabino, verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)

Nesta terça-feira (06/09), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM) promoveu uma reunião, por videoconferência, cujo tema foi o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Conforme a proponente da reunião, vereadora psicóloga Tanise Sabino (PTB), o suicídio é um problema de saúde pública, pois, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo e, a cada 45 minutos, uma pessoa comete o ato no Brasil. “Estou muito satisfeita de estar na Câmara promovendo esse debate de prevenção ao suicídio, um tema que é rodeado de mitos e preconceitos. As pessoas evitam falar sobre esse assunto, porque ainda se sentem desconfortáveis com o tema. Precisamos falar sobre a prevenção ao suicídio não só no mês de setembro, mas o ano inteiro”, declarou. 

O vereador José Freitas (REP) comentou sobre os atendimentos em casos de mutilação e tentativas de suicídio. “Estão chegando no Conselho Tutelar muitos casos de crianças e jovens mutilados. A nossa população está doente e a Secretaria de Saúde tem que se preparar para atender essa pandemia”, salientou.

A voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Liziane Eberle, revelou que a organização realizou 3 milhões de atendimentos em 2021, e que conta com 4.200 voluntários no Brasil. “A nossa sociedade está adoentada e adoentando coletivamente; e onde vão parar essas pessoas que precisam falar? Elas vêm para o CVV. O Setembro Amarelo começou em 2015 e hoje já é um movimento que caminha sozinho”, afirmou.

O secretário adjunto de Saúde, Richard Dias, lembrou da Caminhada pela Vida, realizada no último domingo, em Porto Alegre, e esclareceu que o município está distribuindo materiais informativos nas unidades de saúde com relação à prevenção ao suicídio. “Temos dois Pronto Atendimentos de saúde mental no município, que são referência, no IAPI e na Cruzeiro do Sul. Nós temos que conseguir a amplitude dessas ações, em uma pauta tão fundamental como é a prevenção ao suicídio”, destacou.

O psiquiatra e diretor técnico do Hospital Presidente Vargas, Alceu Gomes, pontuou que Porto Alegre está entre as três capitais com maior índice de suicídio do país. Também que 12% da população de Porto Alegre tem depressão, que 83% dos suicídios se dão no ambiente doméstico e que 30% das pessoas que fizeram uma tentativa de suicídio, tendem repetir o ato em um curto espaço de tempo. Nas mulheres, os maiores indicies são dos 10 aos 19 anos, e nos homens, dos 20 aos 29 anos. De acordo com o psiquiatra, é fundamental capacitar o atendimento na atenção primaria por tentativa de suicídio. “Nós temos também que ter um acolhimento maior aos familiares de quem comete o suicídio. De janeiro até agora, tivemos 72 óbitos por suicídio em Porto Alegre, portanto, superaremos o número do ano passado”, apontou.

Representaram a Coordenação de Atenção à Saúde Mental as servidoras Laura Castro e Mara Lago, que trouxeram alguns fatores que se relacionam negativamente com o suicídio: transtornos mentais, desemprego, falta de apoio social, vivência em comunidades violentas e ocorrências de violência física, mental, sexual e outras. Conforme o Ministério da Saúde, são registrados 12 mil suicídios por ano no Brasil e 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais.

A vereadora Cláudia Araújo (PSD), presidente da COSMAM, finalizou a reunião agradecendo a presença de todos e pelos esclarecimentos passados pelos profissionais de saúde. “A COSMAM segue à disposição para qualquer vereador que queira tratar sobre esse assunto. Nós temos que trabalhar cada vez mais enquanto comissão para acolher e abraçar as pessoas”, encerrou.

 

Saiba mais

O Centro de Valorização da Vida (CVV) foi criado em 1962, por jovens de São Paulo, que já estavam preocupados com a questão do suicídio. Inicialmente, o contato era pessoal, esses jovens iam nas casas das pessoas, depois, foi criado o atendimento por telefone. Em 1971, o CVV passou a ter atuação também no Rio Grande do Sul. 

O CVV atende 24 horas por dia, através do telefone 188. Existem também 123 postos físicos do CVV, em Porto Alegre é na Rua José de Alencar, 414, sala 205, Bairro Menino Deus. Há também o CVV web, feito por chat, serviço bastante procurado pelos adolescentes, e o CVV comunidade, no qual o serviço vai até às pessoas. Conforme a vereadora Tanise Sabino (PTB), a Câmara entregará uma Comenda Porto do Sol ao CVV.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)