COSMAM

Cosmam debateu ações públicas sobre a síndrome fibromialgia

Fibromialgia foi tema da Cosmam
Fibromialgia foi tema da Cosmam
Como vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (Cosmam), debatemos as políticas públicas para pessoas com fibromialgia. Salientei que a patologia atinge cerca de 2,5% da população mundial e no Brasil a estimativa é que 3% da população sofre com a fibromialgia, atingindo a todas as camadas sociais, com incidência maior em mulheres. A doença causa dores musculares e envolve recomendação de exercícios e que o paciente necessita de apoio multidisciplinar.
Foi destacada a importância da atenção primária para diagnóstico e início de tratamento. Também foi sugerido a ampliação de estudos científicos, capacitação profissional, fornecimento de medicamentos de uso contínuo pelo Estado, campanha de conscientização sobre a doença e a necessidade de um Centro de Tratamento da Dor.
Será encaminhado pedido de informações à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre os pontos apresentados na Comissão. Participaram representantes do Simers, Cremers, Anfibro, SMS, Faculdade de Medicina da Ufrgs e membros da Cosmam.