Saúde

Cosmam identifica problemas no espaço físico do Estratégia da Família Nova Ipanema

Novo prédio para o posto está sendo buscado Foto: Elson Sempé Pedroso
Novo prédio para o posto está sendo buscado Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
A falta de ar condicionado na sala de consultas odontológicas, o pouco espaço para atendimento e atividades administrativas, além das péssimas condições da área de cozinha, foram as principais constatações feitas pelos vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre durante visita realizada na Estratégia da Família da Vila Nova Ipanema, no bairro Hípica, Zona Sul da Capital. A diligência, promovida por pedido da comunidade, aconteceu na manhã desta terça-feira (4/11) e foi coordenada pelo presidente da Cosmam, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT).
 
Acompanhado de Lourdes Sprenger (PMDB), Roni Casa da Sopa (PTB), juntamente com fiscais do Conselho Regional de Odontologia, representantes da gerência regional da Equipe de Saúde da Família e da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus), Thiago foi recebido pela dentista Violeta Rodrigues Aguiar e por agentes de saúde que atuam na comunidade. “Não queremos interromper a assistência à população, mas desde fevereiro desse ano estamos sem ar condicionado na sala de atendimento odontológico”, reclamou Violeta. A profissional, no entanto, disse que, apesar da demanda ainda não ter sido atendida, nota que há boa vontade por parte dos interlocutores com quem busca sanar o problema.
 
Ao conhecer o restante das instalações, os vereadores se depararam com um espaço restrito. A casa de poucos cômodos, com menos de 100 metros quadrados, cedida em 2008 pela Associação de Moradores do Beco do Avelar, foi reformada e transformada na Estratégia da Família no início de 2009. A constatação é unânime; de acordo com os profissionais e visitantes, é preciso uma área maior para que se possa atender às necessidades básicas de atendimento da população.
 
Conforme o agente de saúde Luciano Carlos Biazetto, “já existem recursos, de aproximadamente R$ 350 mil, gravados no Orçamento Participativo deste ano para a compra de uma área definitiva”. Acompanhado de Anderson Lacerda Graciano, integrante do Conselho Local de Saúde, ele levou os visitantes até uma casa, localizada há poucos metros do local, na Rua Marcos Pereira, nº 13, que estaria à venda e já com usucapião, um pré-requisito para que a documentação esteja em dia para a efetivação do negócio com a prefeitura.

O EF Nova Ipanema atendeu entre janeiro e setembro desse ano mais de 3 mil pessoas. Somente em setembro, foram 181 consultas odontológicas. No local, ainda são feitos acompanhamentos de pré-natal e outros procedimentos preventivos por uma equipe composta de um médico e uma enfermeira. Completam o grupo de trabalho no local, três agentes de saúde e dois servidores terceirizados para limpeza e portaria. 

Encaminhamentos

Durante a visita, os representantes da gerência local do Imesf informou que o ar condicionado já teria sido comprado. A data de sua instalação, no entanto, ficou de ser repassada à Cosmam durante essa semana. Quanto à necessidade de compra de uma área maior e definitiva para o ES, ficou acertado entre os servidores, representantes do Conselho Local de Saúde e vereadores, que no próximo dia 13, às 18h30, em reunião a ser realizada no ES Nova Ipanema, será definido o local desejado e informado aos vereadores para que a Cosmam possa identificar rubricas existentes no orçamento municipal que possam complementar os recursos necessários para a compra e instalação da nova sede. Ainda, os fiscais do Conselho Regional de Odontologia afirmaram que irão elaborar um relatório a ser enviado posteriormente à Vigilância Sanitária do Município e, por solicitação, à Cosmam.
 
Conforme o presidente da Comissão de Saúde, Dr. Thiago Duarte, em aproximadamente dez dias uma reunião interna voltará a tratar do tema e avaliar os encaminhamentos realizados. Para ele, o principal objetivo do diagnóstico que está sendo elaborado sobre a área da saúde da capital é o de auxiliar servidores e a população à garantia de um atendimento adequado. 

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)