COMISSÕES

COSMAM realiza visita ao DMAE

Vereadores da Cosmam fazem visita ao DMAE, na estação de tratamento de água Moinhos de Vento. Na foto, vereadores Aldacir Oliboni e José Freitas com o diretor-geral do DMAE, Maurício Loss, e servidores do departamento
Reunião ocorreu na sede do DMAE, no bairro Moinhos de Vento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (21/3), para tratar sobre a água no município. A reunião foi realizada na sede do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE).

O presidente da comissão, vereador José Freitas (Republicanos), ressaltou que a escolha do tema ocorreu por conta da dificuldade dos usuários em receber o abastecimento de água. “Optamos por fazer a reunião aqui para entendermos os problemas, como o de captação por conta da estiagem, e os problemas das comunidades nas quais a água não está chegando”, afirmou.

O diretor geral do DMAE, Maurício Loss, informou que, por ano, são tratados mais de 200 bilhões de litros de água. Diariamente, são realizadas em média 2,6 mil análises para o controle de qualidade, em 357 pontos. “Nas estações de tratamento, as coletas são realizadas a cada duas horas e fazemos uma série de análises para que possamos levar uma água de qualidade para o nosso consumidor”, disse. Em relação ao tratamento de esgoto, o DMAE possui capacidade de tratamento de 80%, com 36 estações de bombeamento.

O diretor-adjunto do DMAE, Darcy Nunes, explicou que o departamento opera atualmente com 1.400 funcionários, além de trabalhar com empresas terceirizadas em algumas áreas. Ele afirmou que a demora nas demandas de fato existe. O protocolo é que o reparo deve ser feito em 4 dias. “A gente sabe que nem 100% é atendido, senão não teríamos tantas reclamações. Notamos que vem havendo uma melhora, porém há um ruido na transferência deste protocolo”, informou.

Após a apresentação dos números da empresa, os vereadores realizaram uma visita guiada pela sede para entender como funciona o tratamento nos reservatórios.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)